Construção do Hospital Regional de Catalão está em ritmo acelerado

O prédio está sendo edificado desde o dia 19 de abril de 2022, na Av. Lamartine Pinto de Avelar, nº 765, Bairro Vila Chaud.

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Catalão)
Na contramão da realidade da maioria dos municípios brasileiros, Catalão continua despontando como modelo de progresso e desenvolvimento. Isso se deve a uma gestão pública eficiente e planejada, o que possibilita investimentos e obras em todas as áreas. E uma das que mais ganha destaque, pela sua grandeza e importância a nível municipal e estadual, é a obra do Hospital Regional, que já é uma realidade e está a todo vapor.

O prédio está sendo edificado desde o dia 19 de abril de 2022, na Av. Lamartine Pinto de Avelar, nº 765, Bairro Vila Chaud. Quem passar pelo local verá que já realizaram toda a terraplanagem e mais de 50% de fundação. Com juntas erguidas, agora estão iniciando a parte de alvenaria e divisórias, pavimentação de pisos e calçadas, além do revestimento externo e interno da parte que já foi concretada.

Sobre o Hospital

O Hospital Regional de Catalão está sendo construído em uma área de 30 mil metros quadrados do município, na Av. Lamartine Pinto de Avelar. A unidade atenderá toda a população de Catalão e região (sudeste goiano). Uma estrutura grandiosa, com 12.610,00 m² de área construída e com capacidade média para atender 1.200 pacientes por dia, além de ampliar a rede pública de saúde da cidade com mais 185 leitos, sendo:

  • Internação adulto: 72 leitos;
  • Internação pediátrica: 17 leitos;
  • Internação neonatal: 26 leitos;
  • Ambulatorial: 8 leitos;
  • Enfermaria Urgência/Emergência adulto: 13 leitos;
  • Enfermaria Urgência/Emergência pediátrica: 7 leitos;
  • Unidade Terapia Intensiva: 23 leitos;
  • Unidade Terapia Intensiva Neonatal: 12 leitos;
  • Unidade Terapia de Queimados: 7 leitos.

A obra inicialmente custaria cerca de R$ 66 milhões aos cofres públicos do município, entretanto, com a possibilidade de habilitarem o complexo hospitalar para receber uma ala especializada em alta complexidade para tratamento oncológico, serão investidos mais R$ 10 milhões no orçamento final da obra.

A empresa contratada para executar os trabalhos terá 18 meses para concluir e entregar a unidade.

O prefeito Adib Elias destacou a importância e grandiosidade da obra: “O Hospital Regional com certeza é a maior obra física que já idealizei como prefeito, entretanto maior ainda é sua importância para Catalão e toda a nossa região. Um complexo que fará nossa cidade prestar atendimento amplo e completo a toda população, e evitará que pacientes sejam transferidos para a capital por falta de atendimento especializado. Ele ainda terá papel preponderante auxiliando a UFCAT, contribuindo com o curso de Medicina já instalado na cidade; além de gerar empregos em várias categorias e movimentar o complexo industrial da saúde, de significado vital para a economia de toda nossa região. Sem dúvidas uma obra que será um divisor de águas para nosso município”, finalizou Elias.

Comentários