Conselho Tutelar de Davinópolis busca apoio para prevenção ao uso de drogas

Segundo pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina, com 15 mil estudantes dos ensinos fundamental e médico da rede pública de dez capitais brasileiras, as drogas mais consumidas pelos adolescentes são as lícitas: álcool e tabaco. Em seguida aparecem os solventes (cola de sapateiro, acetona, esmalte e outros) e a maconha.

Todas as drogas, além de afetarem o funcionamento do cérebro, também causam graves prejuízo a outros órgãos e sistemas. São hoje uma questão de Saúde Pública e, por isso, devem ser tratadas de forma abrangente, com o apoio familiar e indo muito além de simples internação do usuário em clínicas de recuperação, sobretudo quando isto ocorre de forma compulsória, ou seja, sem a aprovação do usuário. As modernas teorias que tratam do problema da criança e do adolescente tóxicodependentes entendem que a questão das drogas não deve restringir-se apenas ao aspecto clínico, mas principalmente ao aspecto social, ao meio ambiente, à família, a seus círculos sociais e às vulnerabilidades que eles têm por serem pessoas em desenvolvimento.

Na foto, Rafael e o Comandante do 18º BPM, ‘Ten. Coronel Silveira”.

Em busca de apoio para prevenção ao uso de drogas, sobretudo no interior escolar, o Conselho Tutelar de Davinópolis, na ocasião representado pelo conselheiro tutelar Rafael Rodrigues Gomes, esteve no 18º Batalhão da Polícia Militar, onde foi recebido pelo Tenente Borges, no dia 16 de agosto.

Entre eles ficou acertado que será ministrada uma palestra aos alunos do 6º ao 9º ano sobre as drogas, seus malefícios e como prevenir seu uso. A data ainda será combinada, mas o evento deverá acontecer ainda nessa semana.

Na última segunda-feira, 27, o conselheiro usou a tribuna da Câmara de Vereadores de Davinópolis e engajamento do legislativo no trabalho de prevenção ao uso de drogas no município. “Dentro de nossas atribuições, o Conselho Tutelar tem buscado parceria para conscientização nas escolas sobre uso e tráfico de drogas no município, tendo em vista o número considerável de usuários que começam a usar drogas na infância e na juventude”, disse Rafael.

Atentos às palavras do conselheiro, os edis se prontificaram a apoiar o órgão e cederão o auditório da Casa Legislativa para a palestra com os policiais.

Comentários