Conheça a história da atleta catalana Andressa Bastos, goleira da categoria de base do Santos F.C

A goleira está atuando em um dos quatros melhores clubes do estado de São Paulo, que abriga um dos maiores campeonatos estaduais do Brasil

(Foto: Matheus Almeida / Zap catalão)

Uma catalana vem se destacando na categoria de base do Santos F.C, um dos maiores clubes do Brasil. Andressa Bastos da Silva Machado, nascida no dia 13 de Maio de 2008, na cidade de Catalão no Estado de Goiás, filha de Sérgio e Cristina e irmã de João Gabriel e Francisco, é a camisa número 1, goleira federada na categoria Sub-17 do Santos, da cidade de Santos, no Estado de São Paulo.

Segundo a atleta, desde pequena ela sempre gostou de jogar futebol, segundo ela: “Meus pais contam que nunca gostei de rosa e nem de laços e bonecas, deixava tudo encostado para chutar uma bola na rua e no lote de terra na frente da casa do meu tio.”

Em entrevista ao Zap catalão a atleta disse que: “Sempre acompanhava meus pais levarem meus irmãos as escolinhas de futebol da cidade, e em um dos treinos eu pedi pra treinar junto com eles, foi quando na escolinha Catalão Futebol Clube eu tive a oportunidade de participar de um campeonato interno com os meninos. Cresci ouvindo que minha família respira futebol! A partir daí eu tive a certeza que meu lugar era defendendo meu time.”

O caminho da atleta não foi fácil, pois segundo a Andressa, ela era uma menina e na cidade dela não tinha treinos específicos para meninas mesmo assim ela continuou, treinava junto com os meninos muita das vezes.

A jogadora agradeceu a todas as escolinhas por onde passou na cidade de Catalão, além das pessoas que fizeram e fazem parte do seu crescimento profissional na cidade, a Helen Martins a Escolinha RDM, ao Clayton Manoel, Márcio Paulista, Vacil Souza, Cristina e a ABECAT projeto que deu a ela a oportunidade de dividir os gramados com os meninos para que ela pudesse brincar de bola e ao mesmo tempo evoluir treinando com meu preparador de Goleiros Denis ao qual ela é grata por todos os ensinamentos e cuidados que teve na cidade de Catalão. “Posso dizer que sou a “Criado ex-atleta e professor Denis” que faz parte da minha formação como atleta.” completou Andressa.

No projeto ABECAT ela teve a oportunidade de fazer o primeiro amistoso feminino, em Uberlândia no Estado de Minas Gerais, pelo time Futuro FC, ela afirmou que foi uma experiência incrível e intensa estar no meio das meninas e ainda sair Campeã e com o título de melhor goleira da competição.

Na oportunidade a atleta ainda disse ao repórter esportivo Matheus Almeida que: “Tudo aconteceu muito rápido, e que em menos de 5 meses minha mãe, me deu suporte, e decidiu me levar para conhecer o futebol feminino fora de casa. Conheci em Goiânia a equipe adulta do Aliança e em seguida meu destino seria SP, onde conheci os clubes Ferroviária e Corinthians.

E a garota Andressa foi para mais um desafio, passou uma semana em São Paulo, no projeto Meninas em Campo, um projeto social que oportuniza meninas apaixonadas por futebol a jogarem bola. “No início não foi fácil sair de casa, morar longe da família, do meu cachorrinho Thor para corre atrás dos meus sonhos, mais vale muito!”.

HISTÓRICO DE TÍTULOS DA ATLETA

Pelo time Meninas em Campo foi Campeã da Copa Camisa 10. 2° Lugar na Taça São Paulo, Campeã do 1º Festival COTP, 3° Lugar no Campeonato Paulista Sub-15.

PRIMEIRO CONTRATO

(Foto: Divulgação / Santos F.C)

A goleira na sequência de seu processo, aos 14 anos, assina seu primeiro contrato Federativo com o Santos F.C, que pra ela foi a realização de um dos seus sonhos, como atleta. “Poder iniciar essa jornada no Santos Futebol Clube, contando com os melhores profissionais, é um orgulho que nem todos podem ter.” completou a jogadora.

A atleta disse que: “Quero chegar mais longe participando de um Campeonato Brasileiro, Copinha, Libertadores, Copa do Mundo, Seleção Brasileira, poder ver a igualdade do futebol feminino com o futebol masculino no Brasil, e quem sabe um dia fazer história por onde eu passar, deixando minha contribuição as outras meninas que estão vindo.” afirmou.

Em 2023, a número 1 da categoria de base do Santos F.C, quer seguir em frente, “sendo hoje melhor do que ontem, agradecendo primeiramente a Deus por me sustentar até aqui. Aproveito para agradecer toda minha família, e em especial a minha mamãe, que me apoia e incentiva, trabalhando dia e noite para me ver mais feliz, e que vive esse sonho junto comigo. Agradeço também, aos amigos da minha cidade de Catalão por torcerem por mim.” finalizou a Andressa Bastos goleira do Santos F.C.

(Foto: Divulgação / Santos FC)

CONHEÇA O TIME DO SANTOS F.C

Santos Futebol Clube é um clube poliesportivo brasileiro da cidade de Santos, São Paulo. Foi fundado em 14 de abril de 1912, o time tornou-se no futebol um dos clubes mais bem-sucedidos do Brasil e reconhecido no mundo inteiro. Na década de 60, o time ficou famoso pelos vários títulos internacionais e nacionais conquistados e por ter revelado Pelé, que é considerado por muitos como o maior jogador da história do esporte, o Rei do futebol o Edson Arantes do Nascimento (Pelé), e segundo a FIFA, o melhor jogador do século XX, além disso, também tem o marco de maior artilheiro da história do Santos e da Seleção Brasileira. Abaixo de Pelé com 77 gols pela seleção em jogos oficiais, está também outro jogador revelado pelo clube, Neymar, que hoje é destaque entre os jovens brasileiros que sonham em ser jogadores de futebol.

Santos foi eleito pela FIFA em 2000, o quinto maior clube de futebol do Século XX, sendo o melhor clube das Américas na lista, e também recebeu no ano de seu centenário na câmara dos deputados em Brasília pela FIFA o título de “maior clube sul-americano do Século XX”. O Santos também é um dos três clubes do chamado G-12 que nunca foram rebaixados para a segunda divisão no Campeonato Brasileiro, além de ser o clube brasileiro que mais enfrentou estrangeiros na história. É também o único clube brasileiro a ser campeão estadual, nacional, continental e mundial no mesmo ano, em 1962. Outro feito único do clube é ser o que mais marcou gols na história do futebol mundial, tendo sido o primeiro a alcançar a marca de 12 mil gols.

TÍTULOS DO CLUBE

Mundial

2 títulos

1962 e 1963

Copa Libertadores da América

3 títulos

1962, 1963 e 2011

Campeonato Brasileiro

8 títulos

1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1968, 2002

2004

Recopa Sul-Americana

1 título

1968

Copa Conmebol

1 título

1998

Torneio Rio-São Paulo

5 títulos

1959, 1963, 1964, 1966 e 1997

Campeonato Paulista

19 títulos

1935, 1955, 1956, 1958, 1960, 1961, 1962

1964, 1965, 1967, 1968, 1969, 1973, 1978

1984, 2006, 2007, 2010 e 2011

Copa do Brasil

1 título

2010.

(Foto: Zap catalão)

ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:

FOTOS DA MATÉRIA:

 

Comentários