Começa a valer já a partir de amanhã, dia 1 de dezembro, nova regra para atendimentos na Saúde Pública Municipal de Catalão

A partir deste sábado (1°), a Santa Casa de Misericórdia de Catalão atenderá apenas pacientes da cidade e municípios que contribuem financeiramente pela manutenção do hospital.

Santa Casa de Misericórdia de Catalão

Através da assessoria de comunicação da Prefeitura de Catalão, o Blog Zap Catalão foi informado de que o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Catalão, dr. Aguinaldo Mesquita, comunicou que o Pronto Socorro da Santa Casa (primeiro atendimento) será destinado exclusivamente para a população de Catalão. As duas unidades funcionam 24 horas por dia.

Começa a valer já a partir de amanhã, dia 1 de dezembro, uma nova regra para atendimentos de urgência e emergência na Saúde Pública Municipal de Catalão. Apenas moradores da cidade serão atendidos no Pronto Socorro da Santa Casa. Pacientes que vierem de municípios vizinhos deverão procurar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) para primeiro atendimento.

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Catalão. (Foto: Reprodução)

 

O secretário de Saúde de Catalão, Dr. Fernando Netto explicou que o município de Catalão está apenas fazendo cumprir o que preconiza o Ministério da Saúde. Segundo ele, o atendimento na UPA é o que deveria estar acontecendo já há muito tempo, mas as pessoas das cidades vizinhas se desviaram para o Pronto Socorro da Santa Casa que é uma instituição mantida exclusivamente com recursos municipais. “Os recursos repassados pelo Governo Federal e pelo Governo do Estado é para que nós possamos fazer o atendimento na UPA e assim nós faremos. O Pronto Socorro da Santa Casa não é uma instituição porta aberta, não é reconhecido pelo Ministério da Saúde, portanto, ele só funciona em função do repasse do dinheiro que a Prefeitura Municipal de Catalão faz. Nesse sentido, somente as internações serão mantidas na Santa Casa. Ou seja, o paciente chega da cidade vizinha, vai à UPA e de lá se precisar de internação ele será encaminhado à Santa Casa de Misericórdia de Catalão”, esclareceu Fernando Netto.

A medida, além de fazer valer o que já é estabelecido pelo Ministério da Saúde, visa oferecer mais qualidade e agilidade no atendimento aos moradores de Catalão, visto que o Pronto Socorro não recebe verba federal.

Para ser atendido no Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão, o cidadão catalano deverá estar munido dos documentos pessoais (RG e título de eleitor regularizado), incluindo o cartão do SUS.

(Fonte: Thais Simões – Assessoria de Imprensa d!a Prefeitura de Catalão)

Comentários