Com mais de 81% da população vacinada, Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Catalão recomenda munícipio a desobrigação do uso de máscaras em ambientes abertos

Recomendação da prefeitura é para que imunodeprimidos e pessoas com sintoma gripal continuem a usar proteção; o decreto deve ser publicado nos próximos dias.

Máscara Covid-19 (Zap Catalão)

Nesta tarde de terça-feira (15), foi publicado no site oficial da prefeitura de Catalão a Nota de Recomendação 01/2022. A Prefeitura deve publicar decreto nos próximos dias desobrigando o uso de máscara.

A prefeitura certamente vai tomar a decisão depois que o Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento ao Coronavírus – COVID-19 analisou os dados atualizados sobre a pandemia no município: mais de 80% da população está com esquema vacinal completo, a taxa de ocupação de leitos de UTI e de enfermarias para Covid-19 está em baixa.

O município também esperou que se passassem 14 dias desde o feriado de Carnaval para observar se haveria sobrecarga na rede de saúde, em função de eventuais novos casos da doença. Mas isso não aconteceu.

Assim, fica a recomendação que trata da desobrigação do uso obrigatório da máscara em ambientes abertos sem aglomerações. Em entrevista na manhã desta terça-feira, o secretário municipal de saúde de Catalão, Velomar Rios, disse que a máscara continuará a ser obrigatória em locais fechados, como escolas, templos religiosos, ginásios e ônibus do transporte coletivo. “Importante dizer que a flexibilização não proíbe o uso de máscaras. Aqueles que quiserem podem continuar a usá-la, para se sentirem seguros.”, afirma o secretário.

Velomar afirma que o fato de Catalão ter alcançado mais de 80% da população (com idade acima de cinco anos) com esquema vacinal completo é a prova de que as estratégias de vacinação da prefeitura foram bem-sucedidas. Até quinta-feira (10), 5.972 doses de vacinas contra a covid-19 foram aplicadas em crianças de 5 a 11 anos de idade residentes no município, o equivalente a 59,7% da população dessa faixa etária (9.998 crianças). Esses dados são referentes à primeira dose. Até o momento apenas 638 crianças tomaram a segunda dose. Vale o alerta para os pais ou responsáveis legais levarem suas crianças par receberem o reforço.

“Levamos a imunização a sério. Tomar vacina em Catalão é muito fácil, é só querer”, diz o secretário de Saúde.

Comentários