Com Covid-19, detento do presídio de Catalão é internado em estado grave na UTI de hospital

(Foto: Leitor/Zap Catalão)

Um detento sob responsabilidade da Diretoria Geral de Administração Penitenciária de Goiás foi internado em estado grave com registro clínico de covid-19, em Catalão.

Segundo a DGAP, na última terça-feira (27/04), o preso manifestou sintomas, sendo encaminhado a unidade hospitalar, onde foi submetido ao teste e positivado com Covid-19. No mesmo dia o detento foi internado no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Catalão e devidos a complicações foi  levado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) onde foi intubado.

Familiares de outros presos estão preocupados, e foram até a porta do presídio na noite desta quinta-feira, 29, em busca de informações sobre o estado de saúde dos presos.

Em nota a DGAP informou ao Zap Catalão que todos os presos que tiveram contato com o detento hospitalizado foram isolados e estão em observação. Até o momento, nenhum deles apresentou sintomas característicos de Covid-19.

Segue na integra a Nota encaminhada ao Portal Zap Catalão Notícias, confira:

NOTA-DGAP

Em resposta à solicitação do Portal Zap Catalão referente ao preso que está internado na Santa Casa de Catalão, a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), por meio da direção da Unidade Prisional Regional (UPR) de Catalão informa o que segue:

– O detento manifestou aos servidores penitenciários em plantão que sentia dores no corpo no dia 20 de abril, e, prontamente foi atendido pelo médico da unidade. Como não apresentava outros sintomas relacionados à Covid-19, ele foi medicado e orientado a informar os servidores caso sentisse qualquer desconforto.

– Na última terça-feira (27/04), o preso manifestou sintomas de dores no corpo e informou que estava com sensação febril. No mesmo instante, os servidores da UPR encaminharam o detento para UPA da cidade, onde foi submetido ao teste e positivado com Covid-19. O interno foi encaminhado para a Santa Casa de Catalão e segue o tratamento.

– Ressaltamos que entre o atendimento médico no dia 21 de abril até a última terça-feira (27/04), o detento não havia manifestado qualquer sintoma.

– A direção da UPR informa ainda que todos os presos que tiveram contato com o detento hospitalizado foram isolados e estão em observação. Até o momento, nenhum deles apresentou sintomas característicos de Covid-19.

Goiânia, 29 de abril de 2021.

Diretoria-Geral de Administração Penitenciária
Comunicação Setorial

Comentários