Com aumento de casos de dengue em Catalão, Decove pede mobilização da população

São mais de 6.000 casos notificados ao longo deste ano

(Foto: Reprodução)

O Departamento de Combate a Vetores (Decove), da Secretaria Municipal da Saúde de Catalão, divulgou na última sexta-feira (04), o Boletim Epidemiológico da dengue, com 189 casos notificados em Catalão no mês de outubro de 2022.

Em 2022 já foram registrados, nas unidades de saúde do município, 6006 total de casos notificados, sendo, 5.817 casos positivos, 101 positivos clínicos-epidemiológicos, 87 casos negativos, 01 caso de chikingunya – dados confirmados pelo Departamento de Combate a Vetores (Decove) até o até dia 31 de outubro.

O aumento de casos acende o sinal de alerta na cidade. O trabalho das equipes é desenvolvido durante o ano todo, mas é fundamental a conscientização e ajuda da população no combate à proliferação do mosquito que transmite a dengue.

Em contato com Giovani Franco Cunha, diretor do Departamento de Combate a Vetores (Decove), a melhor forma de prevenção da dengue é impedir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Para isso, as pessoas devem eliminar o acúmulo de água parada. Equipes do Departamento de Combate a Vetores estão fazendo visitas nas casas para alertar sobre o perigo de água parada e informando os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito.

“Nós tivemos um ano atípico nesse ano 2022, foram mais de 6.000 casos confirmados aqui em Catalão. Para nós que já trabalhamos um tempo no serviço, a cada três anos, sempre tem esse acréscimo. Esse aumento de casos se dá porque muitas vezes muda o vírus que predomina na região. São quatro tipos de vírus. Continuamos preocupados com relação à dengue, porque ela é uma doença que depende muito do auxílio da população. Catalão é uma cidade industrial, muitas vezes as pessoas saem cedo para trabalhar e só retornam a noite, e muitas vezes, os agentes não conseguem encontrar essas pessoas em casa, então, nós precisamos muito do auxílio da população.

E pede o apoio da população, tanto para a prevenção quanto para colaborar com os agentes de combate a endemias. “Os agentes continuam nos bairros e nos distritos realizando os trabalhos semanais, estamos trabalhando em forma de mutirão para agilizar a fiscalização. O momento é de combate à dengue.  Precisamos que a população esteja atenta, a água é propício para o mosquito colocar ali os focos do aedes aegypti e não podemos esquecer dos pneus, bebedouros de animais, um filtro com a água, o dispersor da geladeira, ou seja, tudo aonde tiver água parada é local onde o mosquito pode colocar os ovos.”, finalizou Giovani.

Com o alerta e o chamamento da população, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Vetores, lembra que, para auxiliar nessa força-tarefa, o telefone do disque dengue continua disponível: 3442-5449.

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Catalão)

Confira abaixo os números de casos notificados de dengue neste ano, em Catalão:

Janeiro: 286

Fevereiro: 970

Março: 1.874

Abril: 1.565

Maio: 818

Junho: 161

Julho: 88

Agosto: 62

Setembro: não divulgado

Outubro: 189

Comentários