Clima: Ar seco, calor e baixa umidade vão predominar até sexta-feira (18) em Catalão

Há possibilidade de chuva isolada, porém, não significativa a partir de quarta-feira (16)

Represa do Bairro Monsenhor de Souza, em Catalão (Foto: Bruno Rodrigues)

Com o distanciamento do Sistema da Alta Pressão Polar que estava sobre o oceano, os ventos frios nas regiões do Sul e Sudeste Goiano e Triângulo Mineiro, começaram a cessar. No lugar, vai predominar o ar seco, calor e baixa umidade nas áreas, ficando entre 30% e 40%.

Meteorologistas preveem que as temperaturas mínimas continuem amenas, entre 14ºC a 17ºC. Por outro lado, as máximas podem ser superiores a 30ºC.

Devido à passagem de uma frente fria pelo Sudeste, haverá ainda a possibilidade de chuvas isoladas e não significativas de quarta (16) a sexta-feira (18).

Em Catalão, segunda-feira (14) será dia de sol, com algumas nuvens à tarde. À noite a nebulosidade diminui. Para os próximos dias, quarta-feira 30º e 19º; quinta-feira 30º e 18º e sexta-feira 31º e 19º.

De acordo com o Ministério da Saúde, esse período do ano é o mais favorável para o surgimento de infecções respiratórias – como a gripe e a covid -, já que os ambientes costumam ficar mais fechados devido às chuvas e baixas temperaturas. Com isso, os vírus que provocam essas doenças se disseminam com mais facilidade.

Além disso, é comum também o surgimento de doenças como bronquite, rinite, sinusite e alergias respiratórias.

Se por acaso desenvolver sintomas gripais durante o inverno, o recomendado é avisar no ambiente de estudos ou no trabalho e permanecer em casa até que os sinais desapareçam. Caso seja imprescindível sair, vale a pena utilizar a máscara. Dessa maneira, você contribui para a interrupção do ciclo de propagação do vírus.

Comentários