Clima: Ar seco, calor e baixa umidade vão predominar até quinta-feira (14), em Catalão

Na quinta-feira, 14, mudança brusca na temperatura

Vista aérea da cidade de Catalão, Goiás (Foto: Drone Super – 64 98112-3328 – Zap Catalão)

Com o distanciamento do Sistema da Alta Pressão Polar que estava sobre o oceano, os ventos frios nas regiões do Sul e Sudeste Goiano e Triângulo Mineiro, começaram a cessar. No lugar, vai predominar o ar seco, calor e baixa umidade nas áreas, ficando entre 20% e 75%.

Segundo o professor Rafael de Ávila Rodrigues, do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCat), no prognóstico semanal para Goiás, indica que “de segunda a quinta-feira será com predomínio de sol, temperaturas elevadas e umidade relativa do ar em declínio no período da tarde. Já de quinta para sexta-feira, o avanço de uma frente fria pela região sudeste do Brasil, vai favorecer a formação de pancadas de chuvas em áreas isoladas na parte centro sul do Estado de Goiás. Temperatura máxima podendo chegar aos 33ºC e umidade relativa do ar variando entre 20% a 75%,” afirmou.

De acordo com o Ministério da Saúde, esse período do ano é o mais favorável para o surgimento de infecções respiratórias – como a gripe e a covid -, já que os ambientes costumam ficar mais fechados devido às chuvas e baixas temperaturas. Com isso, os vírus que provocam essas doenças se disseminam com mais facilidade.

Além disso, é comum também o surgimento de doenças como bronquite, rinite, sinusite e alergias respiratórias.

Se por acaso desenvolver sintomas gripais durante o inverno, o recomendado é avisar no ambiente de estudos ou no trabalho e permanecer em casa até que os sinais desapareçam. Caso seja imprescindível sair, vale a pena utilizar a máscara. Dessa maneira, você contribui para a interrupção do ciclo de propagação do vírus.

Comentários