Chuva generalizada atingiu Catalão e Estação Automática localizada na UFCAT registra 142 mm

(Foto: Reprodução)

Chuva generalizada atingiu Catalão (GO) na madrugada do dia 14/01/2021 devido à combinação da circulação de ventos em níveis mais elevados da atmosfera, os quais trouxeram bastante ar quente e úmido da região norte do Brasil. A grande disponibilidade de umidade e o calor foram ingredientes básicos para a formação das grandes nuvens carregadas que provocaram o temporal.

Os dados registrados foram: Restaurante Popular 127,8 mm (Avenida Raulina Fonseca Paschoal), Estação Convencional 140,7 mm (Bairro Pio Gomes), Estação Automática, localizada na Universidade Federal de Catalão (UFCAT) 142 mm, Jardim Paraíso 107,3 mm. As imagens de satélite mostram o momento da ocorrência das chuvas em Catalão e região.

Os dados pluviométricos apresentados acima mostram que em apenas sete horas de chuva foi o suficiente para registrar 50% do volume esperado em relação à média histórica para todo o mês de janeiro segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

O Centro de Informações Meteorológicas de Hidrológicas do Estado de Goiás (CIMEHGO), por meio do Gerente André Amorim, destaca que as áreas de instabilidade continuam se formando na região Centro Sul de Goiás, desse modo, temos a possibilidade de chuva ao longo dos próximos dias, visto que, a formação das áreas de instabilidade, podem provocar pancadas de chuvas isoladas que podem ser localmente fortes, acompanhadas de rajadas de vento, raios e eventualmente granizo.


FONTE: INMET/CIMEHGO/CEMADEN/WINDY
Informações: Professor Rafael de Ávila Rodrigues
Laboratório de Climatologia do IGEO/UFCAT

Comentários