Chuva de granizo e ventos fortes assustam moradores de Campo Alegre de Goiás

Moradores relatam a intensidade da tempestade e Climatologista alerta para medidas de segurança durante eventos climáticos

(Foto: Bruna Gonçalves)

Moradores de vários bairros de Campo Alegre de Goiás, no estado de Goiás, foram surpreendidos por uma forte chuva de granizo que atingiu a cidade na tarde do último domingo, dia 2. Bruna Gonçalves, moradora do bairro Vila Aurora há 12 anos, afirmou que nunca havia presenciado uma chuva tão forte na região.

Vídeos da chuva de granizo e do forte vento foram encaminhados para o Zap Catalão, mostrando a intensidade da tempestade que surpreendeu os moradores (veja abaixo).

Imagens de radar divulgadas pelo climatologista Rafael de Avila, da UFCAT, mostram a intensidade da chuva de granizo que afetou a cidade. Até o momento, não há registro de chamadas para o Corpo de Bombeiros de Ipameri, mas a estrutura do toldo em Posto de Saúde do município na rua Joaquim Galdino foi arrancada pelo forte vento.

(Imagem: INMET)

Em Campo Alegre de Goiás, não há estação meteorológica do INMET, mas segundo informações do Professor Rafael de Ávila Rodrigues do Laboratório de Climatologia IGEO UFCAT, a velocidade do vento durante a tempestade foi de aproximadamente entre 50 a 61 Km/h pela escala de Beaufort, sem considerar a queda de árvores.

O Climatologista Rafael de Avila alerta que, embora a chuva de granizo seja relativamente comum em algumas regiões do país, é importante que as pessoas tomem medidas de segurança durante tempestades, como evitar áreas abertas e desligar aparelhos eletrônicos da tomada.

Apesar de não terem sido registrados danos significativos, a chuva de granizo e o forte vento chamaram a atenção dos moradores e devem ser lembrados como eventos atípicos na cidade.

Comentários