Cerimônia no Corpo de Bombeiros Militar marca aposentadoria de cadela que atuou no resgate em Brumadinho

Após 8 anos de serviços prestados ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) e ao País, a cadela Hanna terá seu merecido descanso.

Na manhã desta terça-feira, 3, a partir das 9h30, durante a solenidade de formatura do Curso de Intervenção e Operações de Salvamento em Desastres (CIOSD-2020), será realizada uma homenagem ao cão de resgate que está indo para a reserva, como se fala na carreira militar quando um profissional completa seu tempo de serviço.

O evento será realizado no pátio do 1º Batalhão Bombeiro Militar, na Rua 66, n° 253, no Centro de Goiânia, perto do Parque Mutirama.

Hanna foi um dos cães de resgate goianos que trabalharam nas buscas das vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho (MG), em 2019. Um cão de buscas se aposenta, em média, com oito anos de serviço. Nascida em agosto de 2012 em uma ninhada com mais dois filhotes e filha da cadela de trabalho do CBMGO Isabor, Hanna se destacou e foi selecionada pelos cinotécnicos da época para galgar a oportunidade de treinar, seguindo os passos da mãe, e se tornar um cão de busca e resgate do CBMGO.

Teoricamente, quando se forma um binômio (como se chama a dupla formada pelo guia e o animal), esse só se desfaz em situações bem específicas: falecimento do cão, bombeiro entrando para a reserva ou “aposentadoria” do cão. No caso de Hanna, a parceria foi com o Soldado Walisson Pereira Godoi e juntos eles participaram de diversos treinamentos e operações bem-sucedidas. Hanna foi certificada como Cão de busca e Resgate a nível Nacional em 2016, em Florianópolis, pela Liga Nacional de Bombeiros -Ligabom. Em 2017, após árduas provas, certificou-se a nível internacional pela Organização Internacional de Cães de Resgate (IRO), prova esta, realizada em Xânxere- SC com arbitragem vinda da Alemanha.

Um dos seus destaques operacionais, sem dúvida, foi a atuação no desastre ocorrido em Brumadinho em 2019, onde conduzida pelo Tenente Wening atuou bravamente junto com os demais militares e cães de resgate, sendo responsável por localização de diversas vítimas. O cão receberá todas as homenagens que merece pela importância que teve no serviço operacional do Corpo de Bombeiros Militar. A aposentadoria será ao lado da família do Soldado Walisson, com quem passará a viver.

Operações de Salvamento em Desastres

Ao todo foram matriculados 39 alunos – 36 concluíram com êxito – no Curso de Intervenção e Operações de Salvamento em Desastres (CIOSD-2020), entre bombeiros militares de Goiás, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Roraima, Maranhão e da Força Nacional, além de membros do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB). O objetivo do curso foi especializar o militar para o desenvolvimento de atividades de resposta em Operações de Salvamento em Desastres e aprimorar seus conhecimentos e instruí-los com novas táticas, técnicas e o emprego de equipamentos existentes na Corporação. O curso permitiu preparar a tropa para resposta a catástrofes como desastres naturais, geológicos, hidrológicos, além de colapso de edificações e colapso de barragens.

Assessoria de Comunicação Social/BM-5

Comentários