Cerca de 1 milhão de declarações de IR em Goiás devem ser enviadas à Receita em 2022

(Foto: Ilustrativa)

A Receita Federal espera receber cerca de 1,050 milhão de declarações de Imposto de Renda 2022 de contribuintes goianos este ano. O órgão alerta que é preciso reunir a documentação necessária o quanto antes, já que o prazo para o envio das informações será menor este ano: de 7 de março a 29 de abril.

Entre as novidades deste ano, estão o acesso ampliado à declaração pré-preenchida, por meio de todas as plataformas disponíveis, e o recebimento da restituição e o pagamento de Darf via Pix. De acordo com o Secretário Especial da Receita Federal, auditor fiscal Julio Cesar Vieira Gomes, a expectativa é de que 34,1 milhões de declarações sejam enviadas até o final do prazo.

O Programa Gerador da Declaração (PGD) estará disponível para download a partir das 8 horas do dia 7 de março. O prazo para as empresas e fontes pagadoras entregarem aos contribuintes os informes de rendimento referentes a 2021, para que eles possam fazer a declaração, também já se encerrou.

O supervisor do Programa do Imposto de Renda da Delegacia da Receita Federal em Goiânia, o auditor fiscal Jorge Francisco Martins, explica que o número de declarações enviadas é sempre maior que o de contribuintes por conta das declarações retificadoras, que são enviadas depois da primeira.

Segundo ele, no ano passado o número de declarações entregues foi maior (cerca de 1,1 milhão) porque a Receita recebeu muitas declarações retificadoras, em virtude do pagamento do auxílio emergencial, que precisou ser informado.

É que, no ano passado, foi obrigatório declarar e devolver o benefício pago a contribuintes que tiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 22.847,76. Este ano, o órgão não prevê a devolução do auxílio emergencial na declaração. “A Receita fez a cobrança, no ano passado, porque a lei previa. Agora, a devolução será só pelo Ministério da Cidadania”, explica o auditor fiscal.

Com informações Poder Goiás

Comentários