CBC a equipe de basquete de Cumari é Vice Campeã do Campeonato Regional, disputado em Goiânia

A equipe de Cumari encerrou sua participação na competição, como a segunda melhor equipe do estado de Goiás

(Foto: Divulgação / Prefeitura de Cumari)

Neste sábado (6), a equipe de CBC ou Cumari Basquete Clube, disputou o jogo de semi-finais em Goiânia, pelo campeonato regional e foram Vice-Campeões do Estadual. A equipe que viajou para Goianão na quarta-feira (3), voltou com o título de Vice-Campeões e ainda com o resultado de ser a equipe que levou o nome da região da estrada de ferro na competição.

Conheça a História do Projeto:

Veja o que a gestora de ação social do município de Cumari, Fabíola Rios de Aguiar, respondeu a nossa reportagem do Zap catalão:

O Cumari Basquete Clube – CBC – nasceu primeiro do amor dos jovens pelo esporte (No Brasil a prática de esportes, além do futebol, é elitizada e os custos são muito altos). A secretaria de Assistência Social de Cumari considerando a importância do esporte para o crescimento saudável dos jovens (sabendo que nem todos tem talento para o futebol) resolve assumir os custos com outros esportes – treinador, equipamento, uniformes, transporte, além de outros financiamentos para a prática esportiva.

Assim o CBC cresceu e superou todas as expectativas do início do projeto: em 2019 venceu o Regional, o Estadual e foi para Santa Catarina disputar o Nacional, contra os melhores times do Brasil. Com início da pandemia os projetos públicos foram paralisados e ficaram sem treinar até o início de 2022. Já neste ano venceram o regional e foram Vice-Campeões do Estadual.

(Foto: Divulgação / Prefeitura de Cumari)

Além de atletas excepcionais, o jovens juntos com o treinador são exemplos de dedicação, respeito ao esporte e ao próximo, além do carisma que, conquista admiradores por onde passam. Em contrapartida despertam muito ciúmes, inclusive por representarem uma classe social para a qual as elites não aceitam perder.

Esse time é motivo de orgulho para nossa cidade, disputou todos os jogos com o time original (sem buscar reforço externo), foram colocados com os times mais fortes, já na primeira fase (campeão e vice-campeão de 2021); ainda assim, foram para a final, jogaram contra Mozarlândia e contra a arbitragem (infelizmente a imparcialidade não é cultivada em todos os espaços) – nosso trabalho agora é não deixar o erro de terceiros, abalar a ética dos jovens atletas.

(Foto: Divulgação / Prefeitura de Cumari)

Fabíola ainda finalizou a nossa entrevista dizendo: “Pra mim, enquanto torcedora e responsável pelo projeto social que mantém o basquete em Cumari, é o melhor time, com os melhores jogadores e o melhor treinador do estado de Goiás.” pontuou a Secretária de Assistência Social.

Comentários