Cavalhadas de Pirenópolis vencem prêmio internacional na categoria Festa do Ano

Evento goiano desbancou festividades populares do Chile, Panamá, França e México em premiação realizada por organização de jornalismo turístico

Cavalhadas de Pirenópolis: tradição secular recebe reconhecimento internacional (Foto: Sedut)

A tradicional Festa das Cavalhadas de Pirenópolis, recebeu, na madrugada do último domingo (04/09), o Prêmio Internacional Passaporte Aberto 2022. A premiação é promovida anualmente pela Organização Mundial de Jornalismo de Turismo e foi divulgada pela Prefeitura de San Luis Potosí, México.

O município goiano venceu na categoria Festa do Ano e compartilha o prêmio com o Campeonato Mundial de Alfajor, da Argentina. Também concorreram os eventos Festa de la Vendimia (Chile), Fiexpo Latin América (Panamá), Noche europea de los museos (França) e Tianguis 2022 (México).

Para o secretário de Estado da Cultura, Marcelo Carneiro, a premiação reforça o zelo que os realizadores e a população têm com o patrimônio cultural do Estado de Goiás. “Fiquei muito feliz com a notícia. É um reconhecimento justo a essa festa que encanta todos que a assistem e que mostra para o mundo as nossas tradições”, ressaltou.

A secretária de turismo de Pirenópolis, Vanessa Leal, comemorou o prêmio, que coloca Goiás entre os expoentes da cultura no mundo. “Esperamos que esse prêmio, além de nos ajudar na preservação e salvaguarda do patrimônio, possa ser motivo de muito orgulho e projeção internacional”, destacou.

Após dois anos de interrupção por conta da pandemia, as Cavalhadas de Pirenópolis voltaram a ser realizadas em 2022 no formato presencial, nos dias 05, 06 e 07 de junho. A festividade, que integra o Circuito das Cavalhadas de Goiás, contou com investimento do Governo do Estado na ordem de R$ 800 mil.

(Foto: Divulgação/Sedut)

Cavalhadas de Pirenópolis

Desde 2010, a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis, cuja programação contempla as Cavalhadas, é reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Em 2022, a tradição nascida no século XIX completou 204 anos.

Além dos três dias de encenações de batalhas entre mouros e cristãos, também são realizados o “giro” e os pousos de folia na cidade e nas fazendas da região, bem como alvoradas, novenas e outras celebrações religiosas. Os mascarados são um espetáculo à parte. Durante a festa, eles saem às ruas brincando com o público, fazendo algazarras e alegrando a festa.

Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás

Comentários