Catalão: Secretaria de Educação promove formação de práticas inclusivas para professores da rede municipal

Evento começou nessa terça-feira, 12

(Foto: SECOM Catalão)

TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), Libras (Língua Brasileira de Sinais), AEE (Atendimento Educacional Especializado), intervenção ética em momentos de crise, práticas inclusivas e vivências na Educação Infantil, tecnologia assertiva, adaptação de atividades e materiais para alunos com deficiência são algumas temáticas abordadas no Ciclo de Formação em Práticas Pedagógicas Inclusivas que a Prefeitura de Catalão, através da SME (Secretaria Municipal de Educação). está oferecendo para os professores da Rede Municipal de Ensino nos períodos matutino, vespertino e noturno desta terça, quarta e quinta-feira (12, 13 e 14/03).

Nas oito oficinas que estão sendo realizadas no Núcleo de Formação da SME, no bairro Santa Cruz, os educadores terão oportunidade de debater diversos outros assuntos que poderão levá-los a pensar em outras práticas pedagógicas voltadas para o público-alvo da inclusão. “Não só na especificidade da criança com deficiência, mas na diversidade como um todo. São oficinas que possibilitam o olhar holístico para o aluno”, garante a professora Juliana Santos, coordenadora do Setor de Inclusão da SME.
Segundo a coordenadora, todas as oficinas são importantes para abordagens no “chão da escola” para que o professor tenha instrumentos, bagagens para que ele possa entender a realidade e, a partir desse entendimento, possa viabilizar a melhor metodologia, o melhor manejo, a prática para trabalhar a singularidade de cada aluno.

Os profissionais convidados e os da Rede que estão ministrando essas oficinas são unânimes em afirmar que o que se espera é que esses conhecimentos sejam replicados e que, a partir daí, as crianças possam ter uma efetiva educação pública de qualidade. “Queremos o envolvimento dos professores, mas também de todos os demais servidores de cada unidade escolar, afinal, só é possível promover a inclusão com a participação de todos nós”, acredita Juliana Santos.

(Com informações, Secretaria Municipal de Educação – Catalão Goiás)

Comentários