Catalão se destaca nacionalmente na vacinação contra a dengue: Alcançando 70% de cobertura e superando médias estaduais e nacionais

A campanha iniciou em fevereiro, focalizando inicialmente crianças de 10 e 11 anos e se expandindo para 10 a 14 anos.

(Foto: Reprodução / TV Anhanguera)

A cidade de Catalão tem se destacado não apenas em Goiás, mas em todo o Brasil, na vacinação contra à Dengue. Nesta quarta-feira (13), a Secretaria de Saúde local divulgou que 70% das vacinas recebidas foram administradas.

O processo de imunização teve início no dia 20 de fevereiro, direcionado inicialmente às crianças de 10 e 11 anos. Posteriormente, a faixa etária foi expandida para abranger indivíduos de 10 a 14 anos, seguindo a autorização do governo estadual que teve início no dia 1º de março.

De acordo com a Secretaria de Saúde, aproximadamente 2.928 doses foram disponibilizadas, baseadas no último censo e nos dados do IBGE para Catalão. Até o momento, foram aplicadas 1.844 doses da vacina Qdengua, totalizando os 70% de cobertura.

Os números impressionam, já que Catalão superou a média de vacinação de Goiás, que era de 12,68% em 4 de março. Apesar disso, o estado tem se destacado nacionalmente como o segundo com maior taxa de vacinação. Em comparação com a média nacional, que era de apenas 15% na mesma data, Catalão também tem sido exemplo já que alcançou um índice 4,6 vezes superior.

(Foto: Matheus Almeida / Zap Catalão)

A campanha de vacinação continua em pleno andamento, com 15 salas de vacinações abertas das 7h às 11h e das 13h às 16h45, em todos os postos de saúde. Para receber a vacina, é necessário que o responsável apresente o cartão de vacinação e um documento pessoal da criança.

Apesar do progresso na vacinação, os casos de Dengue continuam elevados, não apenas em Catalão, mas em todo o Brasil, totalizando 1.219 casos confirmados na cidade até o momento, sem registros de óbitos pela doença. O município reforça a importância da conscientização da população sobre os cuidados necessários, especialmente na eliminação dos focos de Dengue, sendo que 80% deles estão presentes nos quintais e nas residências.

Comentários