Catalão registra 31 novos casos de Covid-19 em janeiro; Brasil tem aumento de 151% nos diagnósticos

Secretaria de Saúde reforça importância da vacinação e medidas de prevenção diante do crescimento de infecções

Covid-19 (Reprodução)

O município de Catalão, no Sudeste de Goiás, registrou 31 novos casos de Covid-19 no mês de janeiro de 2025, segundo dados do painel do Ministério da Saúde atualizados nesta terça-feira (30). Desde o início da pandemia, a cidade acumula 29.956 infecções e 482 óbitos causados pela doença. Apenas um novo óbito foi registrado neste ano.

O cenário nacional também aponta uma tendência de alta nos casos. O Brasil contabilizou 57.713 novas infecções nas três primeiras semanas do ano, representando um aumento de 151% em relação ao mês anterior. O período entre 5 e 11 de janeiro concentrou o maior pico dos últimos dez meses, com mais de 23 mil notificações. Especialistas da USP e da Unesp afirmam que as festividades de fim de ano e a alta circulação de vírus respiratórios podem ter influenciado esse crescimento.

Apesar da escalada nos números, o infectologista Dr. Franco Nero destaca que o aumento pode estar relacionado à ampliação da testagem. Dados do InfoGripe mostram crescimento dos casos graves, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, afetando idosos, mas também jovens e adultos.

Vacinação e medidas de prevenção

Com o aumento dos casos de Covid-19 no país, a Secretaria Municipal de Saúde de Catalão reforça a importância da vacinação como principal medida de proteção contra a doença. As doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde para a população adulta, enquanto as doses pediátricas estão concentradas na Pediatria e na Central de Imunização, localizada na Avenida Vinte de Agosto (ao lado do SAMU).

A vacinação infantil segue o calendário de rotina e é destinada a crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Já os adultos dos grupos de risco devem manter a imunização atualizada. Para aqueles que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina contra a Covid-19, a recomendação é que recebam pelo menos uma dose.

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h30. Para se vacinar, é necessário apresentar Cartão de Vacina, RG e CPF. Pessoas imunossuprimidas devem levar um laudo médico.

Além da vacinação, a Secretaria de Saúde orienta a adoção de medidas preventivas para reduzir o risco de infecção, como:

✔️ Uso de máscaras de qualidade em locais fechados e de grande circulação;
✔️ Manutenção de ambientes ventilados, evitando aglomerações;
✔️ Higienização frequente das mãos com álcool 70% ou água e sabão.

As autoridades de saúde alertam que a manutenção desses cuidados é essencial, especialmente diante do aumento expressivo de casos no Brasil.