Catalão: homem abandona gato de estimação com bilhete misterioso em porta de residência

Abandono de animais é crime. Pena pode chegar até cinco anos de prisão, segundo Lei Federal nº 14.064/20

Abandono de animal em Catalão (Reprodução – arquivo pessoal)

Muitos já sabem que os gatos são as melhores companhias do homem, sempre amorosos e uma boa companhia. No entanto, alguns tutores não apreciam seus bichinhos, e não se importam de deixar suas vidas ao acaso, os abandonando. A crueldade humana com os animais, apesar de recorrente, é injustificável e foi o motivo que levou um motociclista a abandonar um gato de estimação na porta de uma residência no bairro Dona Matilde, em Catalão.

As imagens de vigilância mostram que às 05h17 desta terça-feira (03), o homem estava com uma mochila nas costas, dirigindo uma motocicleta e deixando a caixa de transportes do animalzinho na porta da casa. Veja vídeo:

Junto do gatinho, havia um bilhete explicando o motivo do seu abandono, que segundo a dona, ela estaria em viagem e que ela não tinha como levá-lo por falta de documentação do animal, e deixá-lo era a sua única opção. A mulher escreveu, ainda, que tinha a esperança de que quem o encontrasse pudesse cuidar bem dele até o seu retorno.

O bilhete

“Oi. Será que você poderia ser um lar temporário para mim? Minha dona teve que ir fazer uma viagem às pressas e fui proibido de embarcar, pois ela esqueceu minha documentação e autorização de viagem para o ônibus. Semana que vem ela já está de volta. Se puder fazer isso por mim, ficarei muito agradecido.”

Procurado pelos moradores em que o animalzinho foi deixado, a família disse ao Zap Catalão que não tem condição de hospedá-lo, pois na residência possuem seis cães. Ele foi levado para a casa de um outro familiar. Até o fechamento da matéria, a família não havia registrado a ocorrência policial.

Abandono de animais é crime

Você deve denunciar registrando através de filmagem, foto ou anotando a placa de veículos e informar rapidamente a polícia. Caso você presencie algum tipo de maus tratos ou abandono, ligue para a Polícia Militar Ambiental (190) ou para o Disque Denúncia (197). Há ainda a possibilidade de contactar a Delegacia Estadual de Repressão à crimes contra o Meio Ambiente 181 e/ou (62) 3201-2637.

Animais não são descartáveis e abandoná-los é crime segundo a nova Lei Federal nº 14.064/20, que altera a Lei nº 9.605/1998, aumentando a pena de detenção para até cinco anos para crimes de maus-tratos a cães e gatos.

Comentários