Catalão (GO) completa 64 dias sem registro de chuva

Cidade de Catalão – Goiás (Foto: Arquivo/Zap Catalão)

A cidade de Catalão completa, nesta quarta-feira (29), 64 dias de estiagem. A ausência de chuvas está dentro dos padrões climáticos para a estação de inverno na região Centro-Sul do Estado de Goiás. A última precipitação foi registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) no dia 25 de maio de 2020. Ipameri (GO) registrou a última chuva no dia 07/05/2020 já totalizando 82 dias sem ocorrência de precipitação.

Com a temperatura em torno de 31ºC, o índice de umidade deve cair e chegar abaixo de 30% durante os próximos dias, sendo que o menor valor em julho foi 24%. Deve-se ressaltar que a estiagem ocorre devido à atuação de uma forte massa de ar seco que se instala na área central do Brasil durante o inverno. Assim, impede a formação de nuvens de chuva, avanço das frentes frias e consequentemente ausência de nebulosidade, dessa forma, a umidade tende a diminuir significativamente.

Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (CIMEHGO) indica um padrão dentro da normalidade. A tendência será do mês de julho seco e quente, o que deve permanecer pelo menos até a primeira quinzena do mês de agosto.

Fonte: INMET/CIMEHGO | Informações: Professor Rafael de Ávila Rodrigues, Laboratório de Climatologia da UFCAT

Comentários