Catalão está entre os 11 municípios goianos que ficam liberados para implantação do sinal 5G

(Foto: Pexels)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), divulgou uma lista com mais 195 cidades que podem receber o sinal 5G.

Em Goiás, 11 municípios já podem solicitar o serviço, são eles: Rio Verde, Anápolis, Catalão, Cumari, Damolândia, Goiandira, Itumbiara, Jataí, Leopoldo de Bulhões, Nova Aurora e Imperatriz.

De acordo com a Anatel, a partir do dia 27, às prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência, licenciamento e ativação de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz.

É importante ressaltar que em dezembro de 2020, autoridades do estado de Goiás e de Rio Verde se reuniram para implantar a internet 5G em Rio Verde, quando ainda era experimental no Brasil. Rio Verde foi a primeira cidade no País a receber a tecnologia, que foi uma inovação para o agronegócio goiano.

Na época as duas primeiras torres de transmissão do 5G, em caráter de prova de conceito, foram instaladas em dois pontos do município: na Fazenda Nycolle, onde ocorreu a solenidade de lançamento, e no Parque Tecnológico do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), inaugurado, juntamente com o Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre).

Ainda de acordo com a Agência, 682 municípios brasileiros já foram liberados para usar a faixa de 3,5 GHz por estações do 5G standalone. No entanto mesmo com essa liberação não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades, pois depende da instalação antecipada de estações de quinta geração e isso vai de acordo com o planejamento individual de cada prestadora de serviço.

A liberação para implantação do 5G, veio do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), grupo da Anatel responsável por acompanhar a mitigação de interferências na faixa de 3,5 GHz.

Com informações Jornal Somos. (Adaptada)

Comentários