Catalão e região: Coleta de dados para o Censo 2022 começa em 1° de agosto, informa o IBGE

Coleta de dados do IBGE está atrasada em dois anos devido à pandemia e divergências relacionadas ao orçamento

(Foto: Reprodução/Internet)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia a coleta de dados do Censo Demográfico 2022 no dia 1º de agosto, em todos os municípios brasileiros. Os 146 recenseadores que farão a pesquisas na região sudeste de goiano, participaram do curso de capacitação do Censo 2022 que encerrou na última sexta-feira (22/7), em Catalão

Nesta terça-feira, 25, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a coleta de pesquisa para o Censo 2022 terá início no dia 1° de agosto. A previsão anterior era 1° de junho, mas a data precisou ser reajustada por causa da troca da banca de contratação de recenseadores e agentes censitários.

Identifique os entrevistadores

Os representantes do IBGE trabalharão uniformizados com boné e colete azuis com a logomarca do órgão. Haverá, ainda, o crachá de identificação com fotos, número de matrícula e identidade do entrevistador.

A identidade dos servidores contratados do IBGE poderá ser verificada por meio do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181.

Censo em Catalão e região

Em Catalão funciona um Posto de Coleta do IBGE, que fica localizado na área central da cidade, onde atuam os agentes censitários municipais e supervisores.

Os agentes censitários supervisores IBGE já fizeram a coleta da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, que encerrou na primeira quinzena de julho deste ano. Nessa etapa, os dados foram colhidos apenas por meio de observação.

Além dos 146 recenseadores, a cobertura do Censo Demográfico 2022 no sudeste goiano conta com 7 (sete) agentes censitários supervisores (ACS) e 11 (onze) a agentes censitários municipais (ACM), sendo que dos onze ACM, dois irão atuar somente no município de Catalão, e os demais irão trabalhar em nove municípios que pertence a regional, sendo: Anhanguera, Campo Alegre de Goiás, Catalão, Corumbaíba, Cumari, Davinópolis, Goiandira, Nova Aurora, Ouvidor e Três Ranchos.

No ano de 2021, a estimativa do IBGE foi que Catalão possuía 113.091 habitantes. O Censo 2010 registrou 86.647 pessoas residentes no município.

Comentários