Catalão e mais outros 14 municípios receberão espetáculos gratuitos que abordam a importância e origem da agricultura; confira agenda

Apresentada em escolas públicas, a peça “Do campo à mesa” será encenada entre os dias 11 de setembro a 04 de outubro em Catalão, Cristalina, Formosa e Campos Belos (GO)

(Foto: Divulgação)

Por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura e com o patrocínio da empresa John Deere, temos a satisfação de anunciar a nossa nova turnê. Ao todo serão 15 cidades contempladas em 3 estados brasileiros, contabilizando um total de 150 apresentações.

A turnê se inicia pelo sul do país, com 50 espetáculos no estado do Rio Grande do Sul, contemplando 6 municípios. No estado de São Paulo, o projeto está previsto para percorrer 5 municípios, executando 50 apresentações e, a turnê finaliza no estado de Goiás, contemplando 4 municípios, com 50 espetáculos.

O espetáculo “Do Campo à Mesa” nos permite refletir sobre o desafio encontrado pela agricultura em alimentar a população mundial que está em constante crescimento. Para isso, os personagens se aventurarão por temas como: a origem agrícola dos alimentos; biotecnologia e a sua aplicação na agricultura; os polinizadores naturais e sua relevância para o planeta; alimentação saudável e como comer da maneira correta; a importância da higiene no combate da contaminação durante a alimentação – tudo isso abordado de forma lúdica e com atividades interativas onde as crianças terão a oportunidade de participar do espetáculo.

“Segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), a agricultura deve ser responsável por 24,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em nosso país em 2023. O nosso objetivo é apresentar de uma forma artística, interativa e divertida como funciona o universo da agricultura”, afirma Christiane Deucher, idealizadora do Grupo Teatro Sustentável.

O Teatro Sustentável, que combina elementos tradicionais e contemporâneos, criou um formato de apresentação com aproximadamente uma hora de duração que, sem necessitar de recursos visuais sofisticados, encanta com sua simplicidade criativa.

Sinopse

No espetáculo “Do campo à mesa” nossa trupe viaja do passado para o presente, em uma viagem no tempo, que desvenda os segredos da biotecnologia na agricultura.

Durante a encenação da peça eles mostram para os espectadores a origem dos alimentos, por que é saudável comer de forma variada e como higienizar bem os produtos antes de consumir.

O destaque acontece para uma participação especial no espetáculo: da abelha Jandaíra, que contará qual a sua importância para a agricultura e a relevância da  conservação da sua espécie.

Uma forma de tornar mais divertida e original a explicação do tema do espetáculo foi transformar objetos do dia-a-dia em itens de cena exclusivos no cenário de “Do Campo à Mesa”.

Thales Cristóvão é responsável pelo cenário e figurino e Laura Savlis cuida da direção do espetáculo. A apresentação encanta e conta uma história que transcende a narrativa. E, para conseguir esse resultado, houve um esforço enorme na produção da peça.

“Acredito no poder transformador do teatro. Nosso principal objetivo é levar essa arte às localidades onde muitas dessas crianças nunca tiveram a oportunidade de assistir a um espetáculo de teatro. Além do conhecimento, esse espetáculo toca as crianças em todos os aspectos da arte, com figurinos exclusivos, uma linguagem poética, e uma linda direção de palco”, conclui Christiane Deucher.
Serviço: Apresentações da peça “Do campo à mesa”

Catalão (GO)

Data: 11/09
Horários: 10h, 13h30 e 16h
Local: E.M. Nilza Ayres Pires
Endereço: Rua Sergipe, 625 – Vila Teotonio Vilela

Data: 12/09
Horários: 8h30, 10h, 13h e 14h30
Local: E.M. Pedro Netto Paranhos
Endereço: Rua 416, 416 – Bairro Pontal Norte

Data: 13/09
Horários: 10h e 13h30
Local: E.M. Gleice Martins do Nascimento Mesquita
Endereço: Av. Leopoldo Evangelista da Rocha, 231 – Santo Antonio

Data: 14/09
Horários: 10h e 13h30
Local: E.M. Inês Dias da Silva
Endereço: Rua 308, 301 – Jardim Catalão

Data: 15/09
Horários: 10h e 13h
Local: E.M. Antônio Pinheiro dos Santos
Endereço: Rua Parelela IV, 201 – Copacabana

Data: 15/09
Horário: 15h
Local: E.M. Cristina de Cássia
Endereço: Rua Presidente Médici, 333 – Santa Cruz

Sobre a John Deere

A John Deere é uma empresa global de tecnologia que fornece, principalmente, software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal. Reconhecida como inovadora, a companhia contribui com o potencial de seus clientes em todas as suas atividades no campo, com produtividade e sustentabilidade, a fim de permitir que a vida possa avançar. Seus negócios ultrapassam o maquinário, a tecnologia e os serviços, atendendo à crescente necessidade global por alimento e infraestrutura de qualidade.

Atualmente, as operações globais da empresa contam com mais de 80 mil funcionários, que atuam em mais de 100 unidades ao redor do mundo.  No Brasil, são mais de 9 mil funcionários, distribuídos em oito fábricas, um Escritório Regional para a América Latina, um Centro de Distribuição de Peças, um Centro de Treinamento e um Centro de Agricultura de Precisão e Inovação.

Sobre o Teatro Sustentável

O projeto tem em seu cerne a concepção de ter a Arte do Teatro desempenhando o seu real papel na vida e na formação do ser humano, pois através dela nos tornamos mais sensíveis ao mundo e capazes de entender nossas próprias reações. O Teatro Sustentável acredita que a arte e a cultura têm fundamental importância para a formação intelectual e social das crianças e jovens, pois proporciona a diversão, reflexão e troca de experiências entre os envolvidos. O projeto tem em seu método o foco na integração que permite relacionar o cotidiano da criança e do jovem com o seu entorno. Nesse sentido, as crianças e jovens terão atividades em que se desenvolverá a criatividade de maneira participativa e dinâmica durante as apresentações. O método contribui para a ampliação do horizonte cultural, favorecendo o contato com personagens imaginários, dramaturgia, música, poesias, artes plásticas etc., ampliando o interesse pelo teatro e seus aspectos estéticos, emocionais, intelectuais e sociais.

As peças e temas tratados, ajudam a desenvolver no público infantil e juvenil o hábito pelo teatro, deflagrando um movimento de cultura e criatividade em forma de lazer, além de estimular na criança a imaginação, seja para o teatro, para a literatura ou para o fazer da cultura em geral, e assim, é alcançada a formação de público, de um público que hoje são crianças que vão se inspirar, se apaixonar e consumir cultura para o resto de suas vidas, passando isso de geração em geração, e o grande diferencial de nosso projeto é que falamos com as crianças na mesma língua delas, e por isso, conseguimos alcançar estes objetivos propostos.

Comentários