Catalão é a 1ª em Goiás e a 5ª no país para fazer negócios na indústria, aponta ranking Urban/Exame

O município tem o terceiro maior IDH de Goiás

Catalão (Foto: Secom Catalão)

Catalão é a 5ª principal cidade brasileira para melhor fazer negócios no setor industrial, aponta o ranking da Urban Systems divulgado pela revista Exame, que fez levantamento dos 100 principais municípios, sendo analisados mais de 60 quesitos e indicadores somando as seis áreas econômicas, com análises referentes à infraestrutura de saneamento, transportes, mobilidade urbana, logística e telecomunicações.

Caxias do Sul (RS) é a 1ª no ranking com nota/índice 3,779, Araxá (MG) a 2ª com 3,575, Betim (MG) 3,510, Vilhena (RO) a 4ª, índice 3,500 e 5º Catalão (GO), 3,478.

As indústrias de Catalão vendem produtos para dezenas de países e o município é o 1º em Goiás no ranking dos maiores exportadores de produtos. O maior produto comercializado é a soja. O setor industrial de Catalão está entre os principais geradores de empregos.

A economia catalana encontra-se também entre as maiores em todos os setores da economia goiana: uma indústria forte, um setor de serviços e comércio bastante desenvolvidos, agropecuária produtiva e a maior província mineral do estado de Goiás. A economia do município está assentada nos segmentos mínero-metal-mecânico e na indústria do vestuário.

Além de terem sido encontrados em Catalão alguns dos maiores e mais preciosos diamantes do Brasil, o município possui ainda algumas das maiores jazidas minerais do Estado de Goiás, com depósitos de Argila, Argila Refratária (Caulim), Brita (Basalto), Fosfato, Nióbio, Titânio, Turfa, Vermiculita, Urânio, Tório, Estrôncio e terras raras (Lantânio, Cério, Praseodímio, Neodímio, Samário, Európio, Gadolínio, Érbio, Ítrio, Itérbio, Lutécio e Térbio). Todavia, apenas alguns desses minérios são explorados, como é o caso do nióbio, do fosfato e das argilas, exploradas por várias companhias ceramistas instaladas no município.

A despeito do município ter o terceiro maior IDH de Goiás, a agropecuária do mesmo também é uma atividade econômica significativa, está entre os grandes produtores estaduais de soja, milho, trigo, arroz, feijão, mandioca, café e palmito de Goiás, sendo que o cultivo de grãos dá-se sobretudo no distrito de Santo Antônio do Rio Verde. Possui também consideráveis rebanhos de aves e bovinos, no distrito de Catalão.

Além do setor indústrias, o ranking avaliou os municípios nos eixos econômicos do comércio, indústria, mercado imobiliário, educação, agropecuária.

Catalão (Foto: Reprodução)

(Com informações, Só Notícias)

Comentários