Catalão confirma primeiro caso de H3N2, diz Saúde

Paciente é uma mulher de 26 anos que já evoluiu para cura, segundo a Saúde municipal; aumento de atendimento de pessoas com sintomas gripais foi registrado na UPA.

A nova cepa Darwin (H3N2) já atinge diversos estados brasileiro — Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde de Catalão informou nesta quinta-feira (30) que confirmou o primeiro caso da cepa H3N2 da Influenza A. Além disso, nos últimos dias, o número de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade subiram 100% de pessoas com sintomas gripais, de acordo com orientações do Dr. Pedro Henrique.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica Municipal, da última semana para cá, foram notificados vários casos de suspeita de Influenza no município e amostras de materiais vem sendo colhidas em pacientes, e encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (LACEN/GO), sendo que nesta tarde (dia, 30) um caso foi confirmado.

A paciente é uma mulher de 26 anos de idade, profissional da saúde. A mesma se encontra com sintomas leves e se manterá isolada de 7 a 10 dias, conforme prescrição médica. Outros casos suspeitos já foram descartados e os demais seguem sob investigação.

Secretário de Saúde, Velomar Rios (Foto:Zap Catalão)

Com a confirmação, a orientação da Saúde é de que os moradores mantenham as medidas de prevenção contra a transmissão do vírus, que incluem o distanciamento entre as pessoas, uso de máscaras e higienização das mãos com álcool em gel.

“Precisamos lembrar que temos mais uma data festiva, que é a virada do ano, festa tradicional onde é comum haver aglomerações. Pedimos que a população se proteja e evite grandes aglomerações e sigam as regras sanitárias para evitar contaminação tanto pela influenza quanto pela Covid-19″, disse o secretário de Saúde, Velomar Rios, em entrevista ao Zap Catalão.

A Saúde informou ainda que nos últimos dias, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Catalão registrou aumento de  mais 100% no número de atendimentos decorrentes de síndrome gripal. 

De acordo com levantamento da coordenação da UPA, no dia 27, foram 476 pacientes atendidos, destes, aproximadamente 180 com sintomas de gripe. Entre as queixas mais comuns provocadas pelo vírus da gripe estão febre alta, dor de cabeça, dores nas articulações, nariz entupido, garganta inflamada e tosse, não descartando o vírus H3N2.

O diretor da UPA, Rosangelo Pereira, ressaltou que os dados indicam que o aumento significativo tenha como explicação uma variante da gripe, o vírus H3N2.Precisamos insistir para as pessoas se cuidarem, com todas as medidas de higiene, lavagem de mãos e, mais do que nunca, a utilização de máscaras, disse.

O aumento na demanda pode acarretar demora no atendimento, de acordo com a Saúde. A informação é de que todas o Pronto Socorro Municipal está estruturada para atender a população “da melhor forma e o mais ágil possível”. O secretário de Saúde, Velomr Rios, afirma que foram contratados profissionais no decorrer do ano para ajudar no déficit de profissionais, além da organização social contratada para gestão da UPA de Catalão.

Diferença de sintomas

Segundo a Saúde, algumas diferenças podem ser observadas nos pacientes entre os tipos diferentes de gripe e a Covid-19 que, inclusive, foram se alterando com o surgimento das novas cepas.

  • Na gripe sazonal, os sintomas são febre súbita, dor de cabeça, tosse seca, dores musculares e nas articulações, mal estar, dor de garganta e coriza.
  • No caso da Influenza, os sintomas são os mesmos da gripe sazonal, mas são mais intensos a partir das primeiras 48 horas e podem incluir falta de ar.
  • Na Covid-19, os sintomas são febre, tosse insistente, coriza, espirros, dor de cabeça e dor de garganta; neste caso, os sintomas da doença ficam mais intensos a partir do 5º ou 6º dia de infecção.

Caso a pessoa apresente algum sintoma de gripe, a orientação da Saúde é que o morador procure atendimento médico.

Comentários