Catalão: Cerca de 90 funcionários da John Deere são demitidos nesta quarta-feira (18), afirma Sindicato

Ao todo somam 252 funcionários demitidos neste ano de 2023 da fábrica de Catalão

(Foto: Divulgação John Deere)

A empresa John Deere, que possui aproximadamente 1.100 funcionários na sua fábrica de máquinas e equipamentos e implementos agrícolas em Catalão, começou a demitir funcionários da linha de produção na manhã desta quarta-feira (18). O Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (Simecat) detalhou que, após o anúncio da John Deere, foram feitas reuniões nas últimas semanas, considerando outras medidas para evitar as demissões.

Mesmo com as negociações com a John Deere, o Simecat não está conseguindo evitar novas demissões anunciadas pela empresa, mas, segundo o sindicalista Carlos Albino, presidente do Simecat, ele está tentando conseguir e garantir a estabilidade dos trabalhadores. Os desligamentos podem chegar a 20% da fábrica. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão, a empresa informou que as demissões estão sendo feitas por conta da atual demanda de mercado à produção de colhedoras de cana e pulverizadores. São 185 trabalhadores que estavam em layoff. Ainda, o sindicalista antecipou que mesmo diante da demissão em massa, o sindicato conseguiu reduzir de 130 para 90 funcionários e que está tentando junto à direção da empresa, negociar para que não haja nenhuma futura dispensa de colaboradores.

Segundo Carlos Albino, durante este ano já foram demitidos: 85, em janeiro; em abril, 50 e, em agosto, 30. A princípio, a empresa sinalizou que para readequação do quadro de funcionários, frente à queda na produção, haveria a necessidade de encerramento do turno, com a demissão de cerca de 200 colaboradores. Dos 185 trabalhadores em layoff nos últimos dois meses (setembro e outubro), 87 foram desligados nesta quarta-feira (18), que terão auxílio do Simecat a recolocação no mercado de trabalho com treinamento e cursos, mais duas cestas no valor de R$500 no cartão alimentação. Ao todo se somam 252 funcionários desligados neste ano de 2023.

O presidente do Simecat afirmou que em 2022, quando a empresa produziu 2.550 pulverizadores, foram contratados 400 novos funcionários para atender a demanda. Com a redução de 30% no volume de vendas de equipamentos agrícolas fabricados de 2022 para 2023. Segundo a John Deere, a queda passou de 2.550 para cerca de 1.700, um recuo de 850 equipamentos que deixaram de ser fabricados, gerando a necessidade de redução de pessoal.

Comentários