Catalanos recebem atendimento da Oficina Ortopédica Itinerante do Crer

Pessoas com deficiência física de Catalão e mais 17 cidades do Sudeste de Goiás vão ganhar acessórios de reabilitação.

(Foto: Zap Catalão)

Em parceria com a Prefeitura de Catalão, por meio do Centro Especializado em Reabilitação Dr. Roberto Antônio Marot (CER II), o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), iniciou nesta segunda-feira (28), na UBS do Bairro Copacabana, os atendimentos da Oficina Ortopédica Itinerante a pacientes portadores de necessidades especiais, que precisam de órteses, próteses, coletes, calçados e palmilhas ortopédicas.

Cerca de 150 pacientes, de 18 cidades que compõem a Regional da Estrada de Ferro, incluindo Catalão, se cadastraram para receber gratuitamente os acessórios de reabilitação.A carreta da Oficina Ortopédica Itinerante ficará na cidade até 1º de abril. A expectativa é atender até 30 pacientes por dia.

O secretário de Saúde do município, Velomar Rios, destacou a importância do serviço para a região. “É uma alegria podermos receber a Oficina Ortopédica Itinerante, pois essa equipe não vinha a Catalão há muito tempo. Assim, podemos beneficiar as famílias de baixa renda, não só da cidade, mas de toda região, que dependem dessas próteses.”

Pacientes de outras cidades

Os pacientes que pertencem à Regional da Estrada de Ferro que ainda não se cadastraram e necessitam do atendimento, devem comparecer à UBS Dr. William Netto Faiad, localizada no Bairro Copacabana, munidos dos documentos pessoais, do cartão do SUS, do comprovante de endereço e relatório médico (originais e cópias).

Benefício para quem tem sequelas de várias doenças

O programa itinerante disponibiliza, gratuitamente, órteses, próteses e calçados ortopédicos. São acessórios de reabilitação que favorecem a mobilidade de pessoas que tiveram sequelas de doenças cerebrovasculares e traumatismos crânio-encefálicos; traumatismo raqui-medulares; artrose e artrite reumatóide; esclerose múltipla e esclerose lateral amiotrófica, doença de Parkinson; encefalopatia crônica da infância, diabetes e amputações.

Órteses, próteses e calçados ortopédicos serão entregues 60 dias após triagem

Nesta primeira etapa, os pacientes vão passar por uma triagem na UBS do Bairro Copacabana, em Catalão, onde a carreta da Oficina Ortopédica Itinerante permanecerá por 5 dias. Já na segunda fase, 60 dias depois, a equipe do programa retorna a Catalão para que os mesmos pacientes experimentem e recebam, gratuitamente, os equipamentos. São calçados ortopédicos, palmilhas, órteses e próteses de vários modelos, que são adaptados aos membros do corpo, proporcionando mais qualidade de vida aos pacientes.

Para mais informações, entre em contato com o Centro Especializado em Reabilitação, por meio do telefone (64) 3441-1811.

Comentários