Casos da variante Delta da Covid-19 são confirmados em Urutaí, diz Prefeitura

(Foto: Ilustrativa/Reprodução)

A Secretaria Municipal de Saúde de Urutaí divulgou nota informando a população que o Núcleo de Vigilância Epidemiológica recebeu nesta segunda-feira, 30, comunicado do Estado confirmando a presença da variante delta do vírus da Covid-19 no município.

Segundo a Nota divulgada no site da Prefeitura, os casos confirmados da variante Delta no município está em curso pelas equipes da Vigilância em Saúde.

De acordo com a pasta, em caso de sintomas suspeitos de Covid-19, as pessoas devem procurar atendimento médico imediato na Unidade de Saúde Dr. Mário Cândido Ribeiro para a realização do exame RT–PCR em tempo oportuno, seguindo critérios do laboratório de saúde pública (LACEN–GO), o único laboratório credenciado pelo Sistema Único de Saúde como referência estadual em sequenciamento genético para a identificação de casos como a variante Delta.

O sequenciamento genético é feito por amostragem. As autoridades sanitárias destacam que, se comparada as outras variantes, a delta é preocupante porque tem se espalhado muito rápido e provocado quadros mais graves da doença, principalmente em pessoas não vacinadas.

“Alertamos a todos do município seguir rigorosamente a normas do uso de máscara, evitar aglomeração, uso de álcool 70% e vacinação em dia.” finaliza a Nota Informativa.

Confira abaixo na integra a Nota Informativa

INFORMAÇÕES SOBRE CASOS DA NOVA VARIANTE DELTA NO MUNICÍPIO

A Secretaria Municipal de Saúde comunica que aos 30 dias de agosto de 2021 o Núcleo de Vigilância Epidemiológica recebeu comunicado do Estado sobre casos confirmados da variante Delta no município de Urutaí– GO. Comunicamos a toda população que a investigação epidemiológica dos casos confirmados está em curso pelas equipes da Vigilância em Saúde. 

Ressaltamos a importância da comunicação e responsabilidade das pessoas que apresentarem sintomas (suspeitos) comparecerem na Unidade de Saúde Dr. Mário Cândido Ribeiro para a realização do exame RT–PCR em tempo oportuno, seguindo critérios do laboratório de saúde pública (LACEN–GO), o único laboratório credenciado pelo Sistema Único de Saúde como referência estadual em sequenciamento genético para a identificação de casos como a variante Delta. Na oportunidade destacamos que laboratórios privados não realizam ainda este tipo de sequenciamento e investigação caso necessário. Desta forma orientamos a importância do encaminhamento do exame para analise laboratorial, pois não obtemos este resultado em exames como o teste rápido (Antígeno) para a COVID–19. 

Diante da situação alertamos a todos do município seguir rigorosamente a normas do liso de máscara, evitar aglomeração, uso de álcool 70% e vacinação em dia.

KATRINE ASSUNÇÃO DE LIMA SILVA – Gestora do FMS

Comentários