Campo Alegre de Goiás, Catalão e Ouvidor estão entre as 10 melhores gestões fiscais do Estado de Goiás, aponta Firjan

A capacidade de gestão da administração pública em Campo Alegre de Goiás, Catalão e Ouvidor tem se destacado em Goiás. Entre os 215 municípios avaliados no estado de Goiás pelo Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado pela Federação de Indústria do Estado do Rio e Janeiro, o município de Campo Alegre de Goiás ocupa o 1º lugar, Catalão o 3° lugar e Ouvidor está na 8º colocação, com notas respectivas de 0,9805, 0,8840 e 0,8275 e conceito de Boa Gestão.

Campo Alegre de Goiás, tem a melhor gestão fiscal entre os municípios goianos e no ranking nacional o município fica em 6º lugar, Catalão no ranking nacional está em 58º lugar, já o município de Ouvidor aparece em 149º lugar. Outro destaque de Goiás é Vicentinópolis, o 2º melhor resultado do Estado e o 27º do País. O estudo elaborado pela Firjan foi lançado nesta quinta-feira (31/10) e leva em consideração os dados fiscais referente ao ano de 2018.

Com base em dados oficiais, o IFGF analisou as contas de 5.337 município brasileiras. Em Goiás, das 246 municípios, o estudo trouxe informações de gestão fiscal de 215 municípios, pois os outros 31 não passaram informações como investimentos, gastos com pessoal e receitas para a Secretaria do Tesouro Nacional.

A metodologia do IFGF considera pontuação que varia de 0 a 1 ponto. Quanto mais próximo de 1 melhor a situação fiscal do município. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) permite que o gasto com a folha de pagamento dos municípios corresponda, no máximo, a 60% da Receita Corrente Líquida (RCL).

Imagem: Reprodução/O Popular

Comentários