Campanha de vacinação contra febre aftosa entra na reta final

Os criadores de bovinos e bubalinos (búfalos) têm até o final deste mês de novembro (dia 30 de novembro) para vacinar seu rebanho contra febre aftosa. A segunda etapa da campanha, coordenada pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), envolve bovino e bubalinos, com faixa etária entre zero e dois anos, já a vacinação contra raiva é obrigatória para bovinos, bubalinos e herbívoros, com faixa etária entre zero e doze meses

As vacinas podem ser adquiridas em lojas agropecuárias e a responsabilidade pela vacinação é de cada produtor.

Após o procedimento, é preciso declarar que a vacinação foi realizada. A declaração deve ser entregue até o dia 07 de dezembro, no escritório da Agrodefesa ou Agência do Vapt- Vupt do município onde se localiza a propriedade ou via internet, pelo site www.agrodefesa.go.gov.br.

O produtor que deixar de vacinar seus animais ou que não entregar a declaração nos prazos estabelecidos fica sujeito a multa e terá sua propriedade interditada até a regularização.

Vale lembrar que a não vacinação ou a ausência da declaração implica multa ao produtor, cujo valor pode variar de acordo com a quantidade de animais e terá sua propriedade interditada até a regularização.

Segundo o Médico Veterinário e Supervisor Regional da Agrodefesa, Lúcio Costa e Silva Cruz, a expectativa de imunização contra febre aftosa e raiva nessa segunda etapa é de aproximadamente 85 mil animais para o município de Catalão, já na regional onde estão incluídos 17 municípios a estimativa de vacinação é de aproximadamente 1.350 mil cabeças  que corresponde ao total de animais na regional com idades na faixa de zero aos 24 meses.

Em catalão até às 12h00 desta terça-feira(28), segundo o Supervisor Regional da Agrodefesa, Lúcio Costa, já foram entregue 70% das declarações com relação ao município de Catalão, e deixou um alerta aos criadores de bovinos,” a campanha encerra na próxima quinta-feira (30) e não será prorrogada”.

Comentários