Campanha de vacinação contra aftosa começa nesta quarta-feira

A campanha de vacinação contra febre aftosa começa nesta quarta-feira, dia 1º de maio em todo o território goiano. O alerta é do Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agopecuária (Agrodefesa), lembrando que nesta etapa todo o plantel de bovinos e bubalinos precisam ser imunizados

A vacinação contra febre aftosa é obrigatória para bovino e bubalinos, em todas as faixas de idade, já a vacinação contra raiva é obrigatória para bovinos, bubalinos e herbívoros, em todas as faixas de idades.

Segundo o Médico Veterinário e Supervisor Regional da Agrodefesa, Lúcio Costa e Silva Cruz, na Regional tem um rebanho de aproximadamente 1.200 mil animais, distribuídos em 1.618 propriedade, somente no município de Catalão a expectativa de imunização contra febre aftosa e raiva nessa primeira etapa é de aproximadamente 171 mil animais, que corresponde ao total de animais no município de Catalão.

Um dos aspectos relevantes diz respeito às alterações introduzidas nesta etapa, que precisam ser observadas pelos pecuaristas. Será utilizada a vacina bivalente (ao invés da trivalente), considerando-se apenas os vírus tipo A e O. Também será reduzido o volume a ser aplicado, que passa de 5 ml para 2 ml.

O compromisso dos pecuaristas com a sanidade do rebanho é fundamental para manter o status sanitário de Goiás como livre de aftosa.

As duas vacinas estão serão comercializadas nas lojas em Catalão com preço variável próximo à R$ 1,90.

O prazo para vacinar os animais vai até o dia 31 de maio e a declaração deve ser entregue até o dia 07 de junho, no escritório da Agrodefesa ou Agência do Vapt- Vupt do município onde se localiza a propriedade ou via internet, pelo site www.agrodefesa.go.gov.br.

O produtor que deixar de vacinar seus animais ou que não entregar a declaração nos prazos estabelecidos fica sujeito a multa e terá sua propriedade interditada até a regularização.

Lembrando aos produtores que prazo para vacinação das fêmeas contra brucelose com idades de 3 a 8 meses encerra em 31 de maio.

Comentários