BPMAmbiental desmantela garimpo ilegal e apreende balsas no Rio Corumbá, em Pires do Rio-GO

Equipes da Polícia Militar Ambiental encontram balsas de extração de ouro em operação contra atividade irregular

(Foto: Reprodução)

Equipes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) deflagraram a Operação Ilicitum Aurum contra atividades de garimpo ilegal às margens do Rio Corumbá, na região de Pires do Rio, em Goiás, nesta quarta-feira, 16.

Durante um patrulhamento náutico ao longo do rio, foram identificadas três balsas utilizadas para a extração clandestina de ouro. A primeira delas estava em pleno funcionamento, mas ao perceberem a presença das equipes do BPMA, os garimpeiros rapidamente se embrenharam na vegetação, buscando escapar da abordagem. Durante a busca, foi descoberto mercúrio, substância líquida altamente poluente. A balsa foi posteriormente desativada e destruída.

(Foto: Reprodução)

Uma segunda balsa foi encontrada alguns quilômetros rio abaixo, encalhada, com indícios de que poderia estar em operação. Três indivíduos que estavam a bordo dessa embarcação foram abordados e, após verificação, foram liberados, pois não havia pendências legais envolvendo suas identidades.

A terceira balsa abordada possuía uma licença para atividades de pesquisa, porém não estava em operação devido à pendência na documentação junto à Agência Nacional de Mineração (ANM).

Comentários