Bombeiros combatem incêndio de grande proporção no Morrinho de São João, em Catalão

O fogo pode ser visto em boa parte da cidade de Catalão

Queimadas no Morrinho de São João, em Catalão (Foto: Zap Catalão)

No início da manhã desta quinta-feira (22), o Corpo de Bombeiros foi acionado para combater um incêndio de grande proporção no Morro da Saudade, conhecido como Morrinho de São João, na entrada de Catalão.

O incêndio, que começou nesta madrugada, se alastrou rapidamente e teve que ser contido pelas equipes do Corpo de Bombeiros, acionados por volta das 5h30.

As equipes do Corpo de Bombeiros foram ao local para extinguir o fogo, sendo usadas técnicas de combate a incêndio como abafadores e sopradores.

Em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão, disse à reportagem do Zap Catalão que medidas pelo poder público estão sendo tomadas. “Nesse caso, apuramos onde ocorreu a ignição do fogo, caso, identifique o autor, é tomado as medidas cabíveis e é feito também, a mensuração dos danos.”, afirmou Silas Tristão.

Até a publicação dessa reportagem ainda não se sabe quem provocou a queimada.

TEMPO SECO

Vários fatores contribuem para as queimadas como o incremento na quantidade de focos de calor devido ao o longo período de estiagem, que contribui para reduzir significativamente a umidade do ar por meio de uma vegetação extremamente seca. A orientação para a população é evitar atividades físicas entre 11h e 16h, e hidratar bem como umidificar o ambiente.

O final de semana será de tempo seco e baixas temperaturas no Sudeste Goiano e no Triângulo Mineiro. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que ainda aponta que o tempo estará estável ao longo dos próximos dias.

A expectativa é de máximas próximas dos 25 °C, em uma nova onda de frio sobre as regiões. Não se descarta a possibilidade de nevoeiro pelas manhãs. Porém, o ar seco e um sistema de alta pressão ainda impedem a formação de nuvens, deixando o céu aberto.

A umidade relativa do ar deve ficar levemente acima dos 30% à tarde, considerada como estado de atenção pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Comentários