Bebê nasce dentro de ambulância do Samu em rodovia entre Ipameri e Catalão

Equipe levava uma gestante de 30 anos para o hospital, quando precisou realizar um procedimento de parto com o veículo em movimento na GO-330. A bebê nasceu pelas mãos da médica DR. Rafaela Cruz, nesta segunda-feira (20).

A criança nasceu dentro da ambulância na GO-330 (Foto: Samu-Ipameri/Divulgação)

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ipameri precisou realizar o parto de uma gestante de 30 anos no final da manhã desta segunda-feira (20). O parto foi realizado durante o deslocamento da gestante para Catalão, na rodovia GO-330, nas proximidades da balança, entre os municípios.

Sem tempo de chegar ao hospital em Catalão, a equipe comandada pela Dra. Rafaela Cruz realizou o parto e a criança nasceu dentro da ambulância. Tudo aconteceu por volta das 08h30 e com o veículo em movimento.

A médica informou ao Zap Catalão que é a segunda gestação da paciente, e que durante o encaminhamento para Catalão, ela teve dilatação total e contrações efetivas, que evoluiu para o parto. “Ela evoluiu naturalmente, foi super tranquilo. Não teve nenhuma intercorrência. E após o parto, a criança foi colocada para amamentar”, finalizou a médica.

Segundo o secretário de saúde de Ipameri, Érico Rocha, o município tem convênio com o Hospital São Paulo e devido às exigências do próprio município, a ala da maternidade está em reforma desde abril. A previsão de entrega está agendada para o início do próximo ano. Desde então, todas as gestantes referenciadas estão sendo encaminhadas para o Hospital Nasr Faiad, em Catalão.

A mãe e o bebê foi encaminhado até ao hospital, onde deu continuidade aos procedimentos hospitalares. Segundo Rafaela, a criança nasceu saudável. Mãe e filha passam bem.

Equipe do SAMU (Foto: Samu-Ipameri/Divulgação)

A equipe de socorrista estava composta pela médica Rafaela Rocha (no centro), a enfermeira, Deise  Gomide e o condutor da ambulância, Rogério Pacheco.

Comentários