B13: Do filme à realidade

Um projeto social de resgate à cidadania

Por Luiz Carlos Bordoni (*)

(Fotos: Divulgação/Arena B-13)

“B13 – 13º Distrito” é um filme francês de 2004. Conta a história de um bairro cercado por muros, onde vivem pessoas de várias etnias e crenças. Em meio a elas, existe um jovem de nome Lino, que é uma espécie de “homem aranha” em luta contra o tráfico de drogas e em defesa das crianças e adolescentes do seu bairro.

Foi inspirado nesse filme que nasceu a Associação Esportiva B13, na Vila Safira. Resulta de iniciativa de Leandro Cabeção, que seria o Lino do filme. Com familiares e amigos, ele fundou esta entidade com finalidade esportiva e social, desenvolvendo programas de apoio e assistência às crianças e às famílias economicamente mais frágeis.

As ações da B13, ao longo do tempo, foram coroadas de êxito. Começou como time de futebol e agora é composta por uma seleção de pessoas comprometidas com os valores “família” e “solidariedade”. O azul e o branco de suas cores simbolizam o amor e a paz. Praticá-los virou dever diário, em torno do qual se somam voluntários oriundos de todos os cantos.

O começo

Leandro Cabeção, o líder e fundador da instituição, implantou o alicerce da grande obra em setembro de 2012, que foi registrada oficialmente em março de 2018, primeiramente para a formação das categorias de base no futebol. A meta era usar o esporte como instrumento de atração de crianças e adolescentes, guiando-os para o melhor caminho.

Infelizmente, Leandro faleceu precocemente, vítima de acidente de trânsito, em setembro de 2016. A mãe, os irmãos e irmãs dão continuidade ao trabalho ao lado dos amigos do filho. E avançam a proposta incluindo o fim social como meta, firmando parcerias com a iniciativa privada, desenvolvendo projetos significativos de apoio e assistência às crianças e famílias residentes no bairro e adjacências.

Horta Social B13

Projeto pioneiro, em 22 de agosto do ano passado, via Edital da Água 2023, a B13 firmou parceria com o Instituto Mosaic, desta mineradora estadunidense e com o Instituto IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social), de São Paulo e desenvolveu um projeto de horticultura; a “HORTA SOCIAL B13”.

Com repasses recebidos de R$40 mil reais, foi feita a aragem e o cercamento da área de 1.600 m² ainda em agosto e o plantio de hortaliças foi iniciado em 04 de novembro. Trabalho árduo e voluntário do pessoal da B13 aos sábados. Também na lista de parceiros do projeto está a Equilíbrio Fertilizantes, que doou os adubos para o preparo dos canteiros da Horta Social B13.

E com a participação da comunidade familiar frequentadora dos Projetos Sociais na B13 (cerca de 200 alunos das escolas da região) foram plantadas mais de 4.000 mudas de variadas espécies, entre elas: pepino (200), alface (1.000), chicória (400), almeirão (400), quiabo (400), alface tipo 2 (400), jiló (400), repolho (400), couve-flor (400), pimenta (100) e outras leguminosas.

A primeira fase de colheita se deu no início de dezembro, com a distribuição de verduras beneficiando aproximadamente 250 famílias.

Em 20 de dezembro, foram concluídas as obras do reservatório com capacidade para 20 mil litros, preparado com geomembrana para armazenamento da água das chuvas num sistema de captação tanto de calhas em quiosques, quanto da água da quadra de alvenaria e do campo de grama irrigado. Nada se perde. É um importantíssimo suporte de sustentabilidade ao trabalho.

De acordo com os dirigentes da instituição, o projeto prevê, a médio e longo prazo, a ampliação e a diversificação, consolidando uma ação de caráter permanente e que serve de modelo para toda a comunidade.

Faça Parte

Seja parceiro dos Projetos Sociais da Associação B13 Leandro Cabeção

WhatsApp (64) 9 9961 5706 – Clayton

Linkedin  https://www.linkedin.com/company/97877533/admin/feed/posts/

Instagram https://www.instagram.com/stories/highlights/17999479250277082/ no destaque Mosaic

(*) Bordoni aceitou o convite feito pela Assessoria de Imprensa aos jornalistas para registrar os resultados deste Projeto Social desenvolvido pela Associação B13 Leandro Cabeção em Catalão, Goiás.

Comentários