Avanço de frente fria no sudeste do Brasil pode trazer chuvas para Goiás, nessa semana

Com o intuito de uma ação de prevenção no período de hoje, domingo (20) até sexta-feira (25).

Com 116 dias de estiagem, o enfraquecimento gradativo do bloqueio atmosférico e consequentemente da massa de ar seco e quente, temos agora o cenário do avanço de uma frente fria para região sudeste do Brasil, com isso influenciando e possibilitando a formação de áreas de instabilidade em Goiás, apesar dos prognósticos não apresentarem grandes volumes de precipitação(mm) para esta semana. Como o tempo está muito quente e com a incursão desta massa mais fria poderemos ter a formação de sistemas convectivos locais acompanhados de rajadas de vento de moderado a forte, raios e eventualmente granizo.

As queimadas é outro problema que se agrava neste período, por enquanto não visualizamos uma solução para o problema já que as precipitações nesta primeira ocorrência, não serão de grande intensidade e terão formato de chuvas esparsas.

Temos informações de chuva leve ontem (sábado) dia 19/09/2020 nos municípios goianos de Quirinópolis, São Simão e Jatai. Já em decorrência da formação de áreas de instabilidade “A princípio sem notificação de ocorrências” de chuvas em outras regiões de Goiás.

Fonte: CIMEHGO
Informações: Professor Rafael de Ávila Rodrigues, Laboratório de Climatologia da UFCAT

Comentários