Aumento de casos de Covid-19 faz Caldas Novas e outros municípios ampliarem medidas para atender população

Com a explosão de casos de Covid-19, vários municípios do estado de Goiás como Caldas Novas, Goiânia, Aparecida de Goiânia e Trindade estão criando medidas para ampliar a testagem e vacinação.

Covid-19 (Reprodução)

A nova variante Ômicron vem aumentando os casos de contaminação em todo Brasil. Em Goiás, além do aumento dos casos de Covid-19, o número de testagens também teve acréscimo expressivo.

Segundo o Sindicato dos Laboratórios de Análises e Banco de Sangue no estado de Goiás (Sindilabs), em dezembro houve um aumento de 60% no número de testes, comparado a novembro. Nos primeiros dias de janeiro, também foi identificado um aumento de 75% em relação ao penúltimo mês de 2021.

Caldas Novas
Foi anunciado na última terça-feira (04), pelo secretário de saúde de Caldas Novas, Cláudio Costa, a descentralização da vacinação contra a Covid-19 no município. Os 5 pontos de vacinação que existem atualmente na cidade, irão para 9, nas Estategias de Saúde da Família (ESFs).

Além das ESFs que realizaram a vacinação somente na parte da manhã, a Rodoviária Municipal, também será ponto fixo de vacinação, atendendo o público de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h. O que vai mudar a cada dia será a marca e dose da vacina.

Pontos de aplicação das 1ª, 2ª e 3ª dose da Pfizer, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 10h30.

ESF Itanhangá lll
ESF Itaguaí lll
ESF Itaici ll
ESF Jequitimar
ESF Santa Efigênia
ESF Parque real
ESF Holiday
ESF Nova Cannã
ESF Setor Universitário

Goiânia
Em Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ampliou as medidas para atender a procura por testes de Covid-19. O município irá disponibilizar pontos de testagem para toda população, com aproximadamente 2 mil testes rápidos de antigeno por dia. A partir de hoje(06), dois pontos na modalidade pedestre, estarão recebendo pessoas a partir de 5 anos de idade. Os testes estarão sendo feitos por agendamento através do site da prefeitura.

Os pontos de atendimento disponíveis são:

– Estacionamento do Parque Mutirama: Avenida Contorno, Setor Central (Em frente ao Tatico)

– Praça da Feira do Vera Cruz II: Avenida Gercina Borges Teixeira, 2521, Conjunto Vera Cruz II.

De acordo com a SMS, outros locais serão disponibilizados e divulgados no site da prefeitura a partir desta sexta-feira (07).

Aparecida de Goiânia
Em Aparecida de Goiânia, todos os pontos de vacinação contra a Covid-19, continuam ativos. Os locais estão disponibilizando todas as três doses dos imunizante sem agendamento prévio.

Dentre todos os locais, 36 delas são em Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de segunda a sexta-feira. O município também está aplicando a vacina, na Central de Imunização e no drive-thru da Cidade Administrativa Maguito VIlela, de segunda a sábado.

Segundo a Secretaria de saúde da cidade, qualquer pessoa acima de 12 anos já podem receber a primeira dose da vacina. Referenre a quarta dose, também foi dito que o esquema vacina foi ampliado para os imunossuprimidos acima de 18 anos.

Trindade
A cidade de Trindade também está atuando no combate à explosão de casos suspeitos de Covid-19. Com isso, a Prefeitura reestruturou o atendimento na UPA do Setor Cristina, colocando tendas para ampliação do espaço de triagem, aumento no número de médicos e de equipes de enfermagem a cada plantão. Segundo o município, de 200 por dia, saltou para 600 o número de atendidos na última segunda-feira (03). De todos atendimentos, 20% testaram positivo para Covid-19.

Além da Covid-19, Trindade vem lidando com o grande número de pacientes com Influenza, dengue e síndromes típicas do período chuvoso como sinusite e rinite. Com isso, a prefeitura também resolver intensificar a disponibilização de hidratação e outros medicamentos dentro da UPA.

Nos próximos dias, a testagem também será revista, pois no momento ela está sendo feita somente na UPA, sendo exclusivamente para pacientes da unidade e em pessoas que procuravam o maior posto de testagem, o Parque Lara Guimarães. A ideia é que a testagem seja também seja feita na Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

 

(Informações: Diário do Estado de Goiás)

Comentários