Associação Laços de Bem em Movimento

A Associação Laços de Bem é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) situada no Bairro Bela Vista, que atua com projetos sociais voltados para crianças e adolescentes deste e de outros treze bairros da região como, Castelo Branco I e II, Estrela e Marcone.

Os projetos sociais desenvolvidos pela Associação antes da pandemia de COVID-19 envolvem principalmente jogos, brinquedos e brincadeiras, cineclube e aulas gratuitas de violão e canto coral.

Assim como as demais instituições a Laços de Bem teve que interromper suas atividades presenciais em março de 2020 em atendimento as orientações das autoridades sanitárias para contenção da pandemia, passando a concentrar sua atuação junto à comunidade na mediação de alimentos, produtos de higiene, roupas, brinquedos e livros as crianças e suas famílias vinculadas à OSC que encontram-se em situação de insegurança alimentar e outros prejuízos sociais em razão da pandemia.

No início de 2021 foi possível uma retornada parcial das suas atividades originais através do projeto de música Encanto Sonoro, no formato de aulas remotas. Foi um grande desafio para o coordenador pedagógico/artístico Igor de Oliveira (graduado em Música pela Universidade Federal de Uberlândia), para toda a equipe de professores e também para as crianças e adolescentes participantes, mas que valeu muito a pena com o resultado final registrado em um Concerto Virtual chamado “Saudade tem remédio?” que pode ser acessado no canal do YouTube do Projeto encontrado no seguinte endereço:

https://www.youtube.com/watch?v=9cMBegDoufs

Sem a possibilidade de manter as demais atividades presenciais regulares, a equipe da Laços de Bem buscou participar de qualificações e editais de seleção e financiamento de projetos. Com essas iniciativas o Projeto Encanto Sonoro foi aprovado pela terceira vez consecutiva no edital do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Catalão/GO, recebendo apoio financeiro por meio de lei de incentivo fiscal das empresas CMOC Brasil que já era patrocinadora do projeto em anos anteriores e a Fundação John Deere, que também já vinha apoiando ações e projetos da OSC, ambas oferecendo também apoio e qualificação para a construção e desenvolvimento de ações e projetos sociais.

Nesse mesmo período, a Associação Laços de Bem também submeteu uma proposta de ampliação do Projeto Encanto Sonoro para o edital do Programa Itaú Social Unicef e foi admitida junto a outras 1529 instituições, para participar de um processo de formação que culminou com sua seleção entre as 40 finalistas que estão recebendo apoio financiamento e assessoria técnica.

A ampliação do projeto envolve duas novas modalidades que atendem a demandas da comunidade, são elas, aulas de música para crianças iniciantes na modalidade de musicalização e atividades expressivas no campo da cultura corporal, envolvendo Ginástica Geral e Lutas, ambas compondo uma proposta de formação mais ampla, explorando as linguagens musical e corporal conduzidos por um eixo poético.

As atividades teóricas e práticas dessa nova modalidade estão sendo oferecidas no formato hibrido até que seja avaliado seguro a retomada presencial de todas as atividades.

Pretende-se, com essas novas propostas formativas colaborar para o desenvolvimento integral dos sujeitos participantes, entendendo que as mesmas possibilitam o fortalecimento de valores humanos (respeito, solidariedade, honestidade, empatia, ética etc.), além de viabilizar à construção e legitimidade de identidades socias de sujeitos pensantes e protagonistas.

A equipe que oferece essa modalidade-oficina são educadores da área de Educação Física e é composta pelas Profas. Maristela Vicente de Paula, Caroline Matos Storck e pelo Prof. José Francisco Silva Sampaio. Estes professores acreditam que tais atividades podem contribuir para com a formação humana e cultural destes adolescentes, oportunizando-os à ampliação de seus repertórios culturais e motores, mas principalmente acreditam que é uma oportunidade de acessar seus direitos como crianças e adolescentes.

Comentários