Após estados flexibilizarem o uso de máscara, Saúde avalia a obrigatoriedade em Goiás

Proteção facial deixa de ser exigida em espaços abertos

(Foto: Divulgação Freepik)

A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) pode analisar a flexibilização do uso de máscaras na segunda quinzena de março. Em Goiás, poucas cidades desobrigaram o uso de máscaras ao ar livre. A maior entre elas é Anápolis, que tomou a decisão há duas semanas.

“Qualquer cenário de flexibilização em Goiás só será avaliado após duas semanas do feriado de Carnaval, com análise se o período ocasionou em novo crescimento da contaminação pelo vírus”, explicou a pasta.

Os governos do Distrito Federal e de Santa Catarina decidiram flexibilizar a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial, medida adotada para evitar a contaminação pelo coronavírus.

No Distrito Federal, o uso de máscaras deixará de ser exigido em locais abertos a partir de segunda-feira (7). Para justificar a medida, o governo local apontou a queda das taxas de transmissão da covid-19. Fica mantida, entretanto, a obrigatoriedade do uso de máscaras “em espaços públicos fechados, equipamentos de transporte público coletivo, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços e nas áreas de uso comum dos condomínios residenciais e comerciais. Para entrada em shows e eventos esportivos, será preciso apresentar documento comprovando vacinação com as duas doses.

O governo de Santa Catarina deixou de exigir o uso de máscaras para crianças com idades entre 6 e 12 anos. Conforme o decreto com a nova regra, a adoção desse instrumento de proteção segue como uma recomendação em ambientes públicos e privados. Ainda de acordo com a administração catarinense, o uso da máscara por crianças com até 12 anos na escola é facultativo, ficando a decisão a critério dos pais.

O uso de máscara contra a covid-19 no estado do Rio de Janeiro passa a depender do entendimento de cada município. Na próxima segunda-feira (7), a cidade do Rio de Janeiro vai liberar a obrigatoriedade do item por completo, em ambientes abertos e fechados, e outras cidades já se movimentam para dispensar a proteção pelo menos ao ar livre.

No Maranhão já não é mais obrigatório em ambiente abertos o uso de máscara – é o único do Nordeste que já flexibilizou. Também já permite a mesma medida no Mato Grosso.

Outros estados deverão flexibilizar o uso do acessório nos próximos dias, mas apenas em ambientes abertos: Minas Gerais, São Paulo e o Rio Grande do Sul.

A SES-GO pede que as pessoas mantenham a utilização do equipamento para evitar um recrudescimento da pandemia de covid-19 no Estado até a decisão do Governo.

Comentários