Após acidente com derramamento de agrotoxico BR-050, Saneago exclarece que não há riscos de contaminação da água no abastecimento urbano em Ipameri e Cristalina

(Foto: Reprodução/Gean)

A equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) estarão nesta quarta-feira, 02, na BR-050, em Cristalina, onde aconteceu um acidente com um caminhão que transportava uma carga de agrotóxico que vazou e atingiu um canal de drenagem de água. O fato aconteceu na madrugada dessa segunda-feira (01).

Conforme informações, os técnicos do IBAMA vão se juntar a equipe da empresa de gestão ambiental contratada para analisar possíveis danos ambientais do local da batida.

No acidente, o motorista de uma carreta que transportava agrotóxicos colidiu na traseira de um caminhão que estava parado no acostamento. No acidente, uma pessoa morreu e o outra ficou ferida.

Leia mais:

A carga de agrotóxico caiu em um canal de drenagem, que deságua em uma bacia que distribui água para as propriedades rurais da região.

Segundo a Eco050, o problema se concentra num trecho de 6 quilômetros do km 118, onde ocorreu o acidente, até o km 124. Foram construídos 3 diques no canal de drenagem para conter o produto e 100% do produto já foi contido, não oferecendo riscos de contaminação de mananciais de abastecimento urbano.

De acordo com a assessoria da concessionária que administra a rodovia, os trabalhos no local devem levar pelo menos mais 4 dias para concluir o serviço.

Em nota a A Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago), informou que o abastecimento de água nas cidades de Cristalina, Ipameri e no Distrito de Domiciano Ribeiro não foram afetadas.

Confira abaixo a nota da Saneago:

A Saneago tranquiliza os habitantes de Cristalina e Ipameri quanto à qualidade da água tratada e distribuída nas cidades. Em Cristalina, o abastecimento de água é feito por meio de poços tubulares profundos e não tem ligação alguma com o acidente ocorrido na BR 050, Em Ipameri, a captação de água bruta, utilizada para abastecer o município, é realizada no Ribeirão Vai e Vem, distante 150 km de onde ocorreu o acidente com carga de agrotóxico, nesta segunda-feira (28), que não afetou o sistema de água na cidade.

(Foto: Reprodução/Jean Carlos)

Equipes da Secretaria de Meio Ambiente do município de Ipameri, realizaram coleta de amostras do material contaminante, e seguem acompanhando de perto as ações da empresa responsável por fazer a descontaminação da área e mitigar os possíveis impactos ambientais.

A Secretaria do Meio Ambiente de Cristalina informou que está monitorando a situação. A reportagem não conseguiu contato com a empresa Global Transportes, responsável pela logística da carga.

Comentários