Anhanguera é a menor cidade de Goiás e a terceira menor do país, diz Censo IBGE 2022

Anhanguera tem apenas 924 habitantes e é o menor colégio eleitoral do estado. Desde o último levantamento, população do município diminuiu 9,4%

Anhanguera/Goiás (Foto: Prefeitura de Anhanguera)

O Censo Demográfico 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (28), mostrou que Goiás tem a terceira menor cidade do país, Anhanguera, no sudeste goiano. Segundo o estudo, o município tem 924 habitantes.

A cidade só é maior que Serra da Saudade (MG), que tem 833 habitantes, e Bora (SP), com 907. De acordo com o estudo, a população do município diminuiu 9,4% desde o último Censo, em 2010, quando tinha 1.020 habitantes.

No ranking de população dos municípios, Anhanguera está na 246ª colocação no estado; na 467ª colocação na região Centro-Oeste e na 5.568ª colocação no Brasil.

Segundo o IBGE, o território de Anhanguera se estende por 55,5 km². Conforme o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), o município também é o menor colégio eleitoral do estado, com 1,2 mil eleitores aptos.

SOBRE O MUNICÍPIO

Anhanguera é uma cidade vizinha dos municípios de Cumari, Nova Aurora e Araguari e se situa a 35 km de Catalão. Menor cidade de Goiás tem uma vista esplêndida do Rio Paranaíba. Além de ser a menor cidade do estado, Anhanguera é também a terceira menor cidade do Brasil.

A menor cidade de Goiás, está junto à Barragem da Emborcação de Furnas formada pelo represamento das águas do rio Paranaíba e do Ribeirão Pirapitinga.

De rara beleza, o lago constitui hoje a forte atração turística do município. Junto à margem existe uma área de camping muito apreciada por quem chega na pacata cidadezinha.

A praça, junto ao lago, com um vão de 50 metros avançados sobre as águas, é uma atração a parte.

Comentários