Alunos do SESI/SENAI Catalão são destaque de Torneio Nacional de Robótica FTC

(Foto: Reprodução)

A equipe Brain Machine 17728, do SESI/SENAI Catalão, participou do torneio de robótica FTC (FIRST TECH CHALLENGE). Neste evento, centenas de equipes apresentaram suas criações, inclusive, a programação de um robô industrial.

Para realizar os desafios da arena os alunos do SESI/SENAI de Catalão, promocveram projetos e ações sociais, ambientais e empreendedoras. Ao longo do desafio, eles construiram um caderno de engenharia (que é um fichário onde são feitas todas as anotações do robô, quanto sobre a equipe e outras áreas), onde as anotações são feitas desde o início da jornada da equipe até o dia do torneio.

Neste ano de 2020, a temporada foi batizada de SKYSTONE, onde os robôs das equipes devem empilhar ‘stones’ (blocos), simulando uma torre ou uma construção.

Nos últimos dias 06, 07 e 08 de março, em São Paulo, a equipe Brain Machine, participou de uma etapa nacional. Entre as 32 equipes que participaram dessa etapa, a equipe catalana garantiu um prêmio oficial, o ROCKWELL COLLINS INNOVATE AWARD, que consiste em um prêmio de inovação no caderno de engenharia e no robô.

“Mesmo sendo uma equipe novata, conseguimos nos destacar até mais do que outras equipes veteranas, deixando assim a nossa equipe muito feliz”, disse o aluno Matiolle Machado, entusiasmado com a vitória da sua equipe.

O professor orientador dos alunos, Arley, infere sobre a premiação dos alunos na categoria: “O nosso caderno de engenharia e robô tinha um diferencial: era feito de alumínio e a carenagem do robô feito de inox. É um trabalho em equipe afim até de homenagear algumas empresas automotivas da nossa cidade. O diferancal é essa inovação que damos, haja visto que muitas equipes não utilizam esse material, logo conseguimos garantir esse prêmio”, afirmou.

Para a felicidade dos alunos, do professor e da unidade de ensino, o robô catalano ficou em 3° lugar como aliança e em 8° lugar na colocação geral.

Comentários