Affonso Coelho de Andrade: O catalano falsário procurado

O catalano Affonso Coelho tornou-se uma figura célebre no imaginário popular e na memória das crônicas policiais

Na imagem, Affonso Coelho de Andrade, sem data. Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã. BR_RJANRIO_PH_0_FOT_16763_001 (Foto: Arquivo Nacional)

Affonso Coelho de Andrade foi considerado um inimigo público das autoridades nos primeiros anos da República. Nascido em 1875 na cidade de Catalão de Goiás, Affonso migrou de uma região rural goiana para São Paulo. Em seguida, mudou-se para o Rio de Janeiro, então capital federal.

Affonso Coelho (1875-1922) foi um estelionatário que ganhou notoriedade na imprensa, não só pelos crimes que teria cometido, mas por ter protagonizado uma fuga digna de filmes de ação hollywoodianos. Montado em um cavalo branco, Affonso fugiu da Casa de Detenção do Rio de Janeiro durante o dia, às vistas da escolta policial e de populares. Esse episódio ocorrido na capital da República em maio de 1897 rendeu ao estelionatário a fama de “o homem do cavalo branco”.

É atribuída a Affonso a criação de uma falsa firma de comércio de café que teria lesado, por meio de golpes, pequenos comerciantes e pessoas de classe média. Seja pelos suas trapaças ou pela história de fuga, Affonso Coelho tornou-se uma figura célebre no imaginário popular e na memória das crônicas policiais.

 

(Com informações, Arquivo Nacional)

Comentários