Abastecimento de água é retomado em Catalão após mais de 24 horas de interrupção

Sistema foi religado na noite de segunda-feira (6), mas normalização completa deve ocorrer ao longo desta terça (7)

Falta de água em Catalão (Foto: Ilustrativa Zap Catalão)

A cidade de Catalão enfrentou uma interrupção no abastecimento de água desde o último domingo (5), em razão de danos causados por descargas elétricas no sistema de captação de água bruta. Segundo a Superintendência de Água e Esgoto (SAE), o sistema foi religado por volta das 18h de segunda-feira (6) e normalizado gradualmente durante a madrugada desta terça-feira (7).

O problema teve início às 13h30 de domingo, quando um dos equipamentos das elevatórias, responsável pela medição de redes de alta tensão, foi completamente danificado por uma descarga elétrica. A situação foi agravada por falhas na subestação de energia da região.

De acordo com a Equatorial Goiás, distribuidora de energia responsável pela área, o fornecimento foi restabelecido na madrugada de segunda-feira (6), por volta de 1h30. Contudo, às 5h30 do mesmo dia, uma nova queda de energia interrompeu novamente o funcionamento da captação de água, ampliando os transtornos.

Apesar do religamento do sistema, a normalização completa do abastecimento ainda não foi concluída. Segundo a SAE, o alto consumo de água assim que o fornecimento foi retomado tem dificultado a estabilização dos reservatórios.

Moradores de regiões mais altas da cidade devem ter paciência, pois essas áreas geralmente são as últimas a serem atendidas. “Fizemos algumas manobras para tentar acelerar o processo, mas o consumo elevado, somado ao período de interrupção, exige mais tempo para que o abastecimento se normalize completamente”, informou a SAE em nota.

Equipes da SAE e da Equatorial atuaram de forma ininterrupta para restabelecer o fornecimento de energia e, consequentemente, de água. Segundo as previsões das autoridades, o abastecimento deve ser regularizado em sua totalidade até o final desta terça-feira (7).

Enquanto isso, a SAE reforçou o pedido para que a população utilize a água de forma consciente, evitando desperdícios, até que o sistema atinja sua plena capacidade.