8ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+: veja como foi o evento em Catalão

Festa começou por volta das 12h, na Praça Marca Tempo; teve como tema “Orgulho de ser, existir e resistir”

(Foto: Comissão Parada LGBTQQIAPN+ Catalão)

A 8ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ aconteceu neste domingo (6), em Catalão. A festa começou por volta das 12h, na Praça Marca Tempo, com um percurso de quase 2 km, terminando na Represa do Clube do Povo por volta das 20h.

O evento deste ano teve como tema “Orgulho de ser, existir e resistir”. Para a organização, cerca de 400 pessoas passaram pelo local. Veja a reportagem:

Segundo a Comissão Organizadora da 8ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Catalão e Região 2023 composta pela Ong Ovelhas Coloridas, Coletivo Retrato Colorido e Seaf – Coordenação de Gênero e Diversidade da UFCat e parceiro, “após alguns anos em total anonimato, porém, com história já construída por outras entidades e grupos a Comunidade LGBTQIAPN+ de Catalão e toda Região da Estrada Margem de Ferro, volta a ter referência e representatividade através deste novo coletivo que presta todo respeito à trajetória alicerçada até aqui, a qual, optou-se por dar sequência ao trabalho e terá como marco a retomada da realização da 8ª edição da Parada do Orgulho com a temática que convida a todos para reflexão: Orgulho de ser, de existir e resistir. E assim, a população LGBT de fato volta a ocupar espaços importantes para diálogos junto a vários setores, junto a iniciativa pública e privada para uma construção permanente e coletiva com políticas públicas voltadas a atenção, luta e defesa dos nossos direitos.”, afirmam em suas redes sociais.

O evento contou com apoio da Prefeitura Municipal de Catalão, através da Secretaria Municipal de Saúde, que estiveram durante o evento prestando atendimento e apoio.

(Foto: Reprodução Isabela Abrahão)

Em nota enviada ao Zap Catalão, a comissão diz:

O domingo, dia 06 de agosto 2023 data escolhida pela Comissão por ser o mês de aniversário da cidade, é um marco importantíssimo na retomada do Movimento LGBTQIAPN+ em Catalão e na região Sudeste do Estado.

Iniciamos agradecendo e registrando o nosso respeito a todos àqueles que construíram a história do Movimento até aqui, as Entidades e Coletivos que deixaram seu legado, que sempre serão lembrados.

E eis que após alguns anos em total anonimato a Comunidade LGBTQIAPN+ de Catalão e Região da Estrada Margem de Ferro voltou a colorir algumas das principais avenidas de nossa cidade em uma bela e ensolarada tarde de domingo.

O novo coletivo formado pela ONG Ovelhas Coloridas, a SEAF através da Coordenação de Gênero e Diversidade e Coletivo Retrato Colorido, ambos pertencentes a UFCAT, vem resgatar o Movimento e passa a ser referência para a população LGBT” em nossa cidade de fato volta a ocupar espaços importantes para diálogos junto a vários setores da iniciativa pública e privada.

Um trabalho que começou a ser planejado em Agosto/2022, e que vem sendo construído à várias mãos, entre Comissão Organizadora, Voluntários, Parceiros e população em geral com representantes da iniciativa pública e privada, lideranças comunitárias, sindicais, e políticas e fazemos questão de agradecer à cada um deles e também o apoio da imprensa local.

Agradecemos também todo apoio e a presença da Comunidade LGBT de Catalão, as caravanas das cidades circunvizinhas e a presença de lideranças de Goiânia e membros da comissão de Caldas Novas que estiveram conosco e são referências de coletivos dentro da Comunidade, demonstrando a união interestadual e o quanto as redes de apoio e conexões são importantes e significativas.

Para a Organização foi um passo muito importante para que a Comunidade LGBT” tome nota de que temos representatividade e vamos continuar o trabalho sério, ético e responsável e compartilhamos a excelente notícia de que não vamos nos calar, não vamos parar de lutar e que muitos projetos estão por vir entre pontes e conexões nesta construção coletiva contra LGBTfobia e todo e qualquer tipo de discriminação, intolerância ou preconceito na busca pelo respeito, justiça e igualdade social, por políticas públicas e criação de leis que assegurem os nossos direitos.

Agradecemos a todos os envolvidos que colaboraram direta e indiretamente para a realização desta grandiosa manifestação popular por todo o apoio, parceria e colaboração e por hora nos despedimos com a certeza de que estaremos juntos com todos, as, xs construindo uma nova história.

Att
Comissão Organizadora da 8ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Catalão e Região.

Comentários