25 de setembro: dia Nacional do Rádio

O meio de comunicação mais simples, ágil e acessível

(Foto: Edição Zap catalão / Arte Diana Campos Lopes UniSant’Anna)

O veículo da emoção, que leva aos lares brasileiros companhia, informação, utilidade pública e diversão comemora em 25 de setembro o seu dia. Parabéns ao ouvinte e a todos que fazem o rádio brasileiro.

O Dia Nacional da Rádio é comemorado em 25 de setembro. A data lembra o nascimento de Roquete Pinto, considerado o “Pai do Rádio Brasileiro”. A primeira transmissão radiofônica no Brasil aconteceu no dia 7 setembro de 1922, na comemoração do centenário da independência brasileira. Na ocasião, uma estação de rádio foi instalada no Corcovado, no Rio de Janeiro, para a veiculação de músicas e do discurso do então presidente Epitácio Pessoa.

De acordo com os dados do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Brasil possui mais de 10,5 mil emissoras de rádio. Destas, quase metade são comerciais.

Simplicidade

Com quatro elementos: voz, música, efeitos sonoros e silêncio, você tem uma linguagem radiofônica. Essa simplicidade permite a realização dos mais variados formatos de publicidade. Com eles você pode fazer uma citação, comunicado, texto-foguete, spot, testemunhal entre outros. Tudo de forma rápida, criativa e com baixo orçamento de produção.

Agilidade

Com um microfone ligado e uma emissora pronta para divulgar qualquer anúncio ou manchete, toda notícia é feita no exato momento que acontece. Todos nós sabemos que é muito mais fácil falar do que digitar, fotografar ou até mesmo filmar. Um exemplo para nossa afirmação é que cada vez mais os aplicativos de mensagem estimulam o envio de áudios. Muitas mensagens faladas são enviadas e ouvidas todos os dias.

Acessibilidade

O rádio faz com que todo e qualquer brasileiro possa escutar seus programas favoritos sem pagar nada e nos mais diferentes tipos de aparelhos. E o melhor, para ser um ouvinte de rádio, você não precisa saber ler, escrever ou parar o que está fazendo. Basta sintonizar e pronto!

Com tantas vantagens e com um público tão fiel, as emissoras de rádio ainda terão muitos e muitos anos de vida no Brasil.

O rádio ainda apresenta uma forma rápida e dinâmica na sua programação, assim fornecendo o conteúdo exato para o público certo.

Com informações UFG, ABERT e Rede Ativa FM (ADAPTADA).

Comentários